Entre os principais eventos esportivos de setembro está a entrega da Bola de Ouro, que premiou Ousmane Dembélé e Aintana Bonmatí. Além disso, a realização da NFL em São Paulo e a medalha de ouro histórica de Caio Bonfim no Mundial de Atletismo também marcaram o mês.
Em série de retrospectivas de 2025, o Metrópoles reúne um compilado do que aconteceu de mais relevante em cada mês. Confira abaixo os eventos que marcaram o 9º do ano.
4 imagens

Fechar modal.![]()
1 de 4
Fran Santiago – UEFA/UEFA via Getty Images
2 de 4
Hannah Peters/Getty Images
3 de 4
Marcelo Endelli/Getty Images
4 de 4
Kristy Sparow – UEFA/UEFA via Getty Images
Leia também
-
Retrospectiva: relembre os grandes momentos do UFC em 2025
-
Retrospectiva 2025: morte de Diogo Jota e Chelsea campeão marcam julho
-
Retrospectiva 2025: Calderano campeão mundial; relembre o mês de abril
-
Retrospectiva 2025: março teve campeões estaduais e Bortoleto na F1
Futebol movimentado
O cenário brasileiro esteve movimentado. Fluminense e Internacional trocaram de técnicos: o Tricolor anunciou a contratação de Zubeldía, que segue para a próxima temporada, e o Colorado repatriou Ramón Díaz, que deixou o cargo após uma sequência negativa.
Nas competições, o Flamengo avançou à semifinal da Libertadores ao derrotar o Estudiantes. A disputa contra os argentinos foi marcada por polêmicas no jogo de ida, mas a equipe carioca garantiu a classificação nos pênaltis, em confronto no Estádio Jorge Luis Hirschi. Na ocasião, o atacante Pedro marcou o gol mais rápido da história do torneio.
Além disso, o técnico Filipe Luís completou um ano de trabalho no Rubro-Negro. O ídolo do Fla iniciou sua jornada no sub-17, time em que conquistou o Mundial de Clubes da categoria. No profissional, o treinador venceu a Copa do Brasil em 2024, além do Campeonato Carioca e da Supercopa em 2025.
Posteriormente, conquistou o Campeonato Brasileiro e a Libertadores, chegando à final da Copa Intercontinental contra o Paris Saint-Germain (PSG).
Já o São Paulo foi eliminado nas quartas de final, ao ser derrotado pela LDU, do Equador. O time tricolor, ainda comandado por Hernan Crespo, perdeu os jogos de ida e volta. Por outro lado, o Palmeiras teve a difícil missão de enfrentar o River Plate no mata-mata. Apesar do adversário complicado, o time de Abel Ferreira venceu ambos os jogos.
Feitos históricos no skate e atletismo
Fora do futebol, setembro de 2025 também reservou momentos marcantes. O skatista Mineirinho entrou para a história ao descer uma rampa de 70 metros. O feito aconteceu no final do mês, quando ele dropou uma megarrampa montada ao lado do prédio do CAFF, em Porto Alegre — local conhecido por suas curvas que remetem a um “drop”.
Outro grande destaque foi o brasiliense Caio Bonfim. O marchador conquistou a medalha de ouro na prova de 20 km de marcha atlética no Mundial de Atletismo, em Tóquio. O resultado isolou Caio como o maior medalhista brasileiro da história da competição.
NFL em São Paulo
Outro grande evento esportivo realizado no país foi o jogo entre Los Angeles Charges x Kansas City Chiefs. A partida foi realizada na Neo Química Arena, em São Paulo, no dia 5 de setembro. A NFL ainda anunciou novas datas para os próximos anos, mas com destino diferente. A bola oval vai percorrer o Rio de Janeiro, no Maracanã, em 2026.
Fonte: Metrópoles
