O Rio de Janeiro vive uma situação diferente do restante do país quando o assunto é roubo e furto de carros elétricos. Enquanto o Brasil registrou queda nesses crimes entre 2023 e 2024, o estado segue em sentido contrário, com aumento bem acima da média nacional. Os dados são da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e da Federação Nacional de FenSeg (Seguros Gerais).
No último ano, a frota de veículos elétricos e híbridos plug-in no Rio cresceu 8%. Mesmo assim, os roubos e furtos desse tipo de carro subiram 30%. De janeiro a outubro de 2025, já são 675 ocorrências, número que ultrapassa todo o total de 2023.
Hoje, o país tem cerca de 1,2 milhão de carros eletrificados. No Rio circulam aproximadamente 108 mil, o que representa 9% da frota nacional. Em 2024, o estado registrou mais de 48 mil roubos e furtos de veículos de todos os tipos, alta de 24% em relação ao ano anterior. Somente entre os eletrificados, foram 831 casos, mantendo o ritmo de crescimento acelerado.
A comparação com o cenário nacional mostra o contraste: enquanto o Rio teve aumento de 30% nos crimes envolvendo elétricos, o Brasil registrou queda de 10%.
Para Bernardo Câmara, vice-presidente do SindSeg RJ/ES (Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro e do Espírito Santo), o estado foge ao padrão nacional. Ele afirma que o risco dos eletrificados costuma ser menor no restante do país, mas o comportamento no Rio segue outra lógica.
“Existe um interesse diferente da criminalidade por esses veículos aqui no Rio de Janeiro. Ao contrário da média nacional, a frequência de roubos de veículos eletrificados no Rio de Janeiro é bem superior à frequência dos veículos à combustão. Não é preciso combustível para abastecer, o que os permite transitar com esses veículos sem sair das comunidades em que atuam”, acrescentou Bernardo Câmara.

