O estado de Santa Catarina terá chuva volumosa, risco de granizo e ventos que podem chegar a 100 km/h a partir deste domingo (30), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Na última semana, um temporal já havia atingido o estado, provocando danos e prejuízos em diversas cidades.
O aviso laranja coloca as regiões Oeste, Serrana e Vale do Itajaí em alerta de perigo até as 10h de segunda-feira (1º). Entre os riscos potenciais estão cortes de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
A previsão indica chuva intensa, com volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos fortes que podem variar entre 60 e 100 km/h, com possibilidade de queda de granizo.
As áreas afetadas incluem a Serra, o Oeste Catarinense, o Vale do Itajaí, a Grande Florianópolis, além do Norte e Sul do estado.
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue sob árvores, para evitar risco de quedas e descargas elétricas, e evite estacionar veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda. Também recomenda desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível.
*Sob supervisão de GG.

