Um segurança do Mercado Municipal de São Paulo foi demitido após cometer homofobia contra dois homens na última segunda-feira (1). O caso tomou repercussão após o vídeo, publicado por uma das vítimas, viralizar nas redes sociais.
Na ocasião, o segurança pediu para o casal se retirar do local após terem se abraçado e andado de mãos dadas.
A denúncia foi feita por Kawan Maia, que realizou a gravação durante a discussão com o funcionário. O homem teria pedido para Kawan não abraçar o namorado dentro do estabelecimento em respeito “às famílias que estavam no local”.
Ao ser questionado pela atitude, o segurança reforça que o casal teria que sair do Mercado Municipal, e que deveriam se abraçar do lado de fora do estabelecimento.
Veja vídeo
O Mercado SP, concessionária responsável pela gestão do Mercadão, informou, em nota, que o caso é um fato isolado e inadmissível. A companhia ainda afirma que a empresa terceirizada responsável foi notificada e o segurança afastado das funções.
“Diante do fato, estamos reforçando nossas políticas de diversidade e inclusão junto a todos os nossos colaboradores diretos e com os prestadores de serviço”, diz o comunicado.
Ainda nas redes sociais, a concessionária afirmou que o Mercadão faz parte da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil e que o local é um espaço seguro, democrático e aberto.
“Como medida imediata, a Mercado SP acionou A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, da qual é associada, para implementar palestras e treinamentos educativos com toda a equipe, a serem iniciadas ainda neste mês, reforçando nosso compromisso com respeito e inclusão”, conclui.
*Sob supervisão de Pedro Osorio
