Setores industrial e automobilístico impulsionam ações europeias

As ações europeias fecharam em alta nesta quinta-feira (4), lideradas pelos setores industrial e automobilístico, com a melhora do apetite global por risco diante das elevadas expectativas de corte de juros nos Estados Unidos enquanto os investidores digeriam uma série mista de atualizações corporativas.

O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,45%, para 578,84 pontos no fechamento, sua terceira sessão de ganhos.

As montadoras de automóveis lideraram os avanços setoriais, subindo 2,2%, com a Porsche e a Mercedes-Benz registrando alta de 5,7% e 4,4%, respectivamente.

Elas foram impulsionadas depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, propôs na quarta-feira (3) a redução dos padrões de economia de combustível, em um esforço para tornar mais fácil para as montadoras venderem carros movidos a gasolina.

As ações do setor industrial também avançaram 1,4%. A Schneider Electric e a Siemens Energy ganharam 3,2% e 2,5%, respectivamente, depois que o J.P. Morgan elevou as classificações de ambas as empresas de “neutras” para “acima do peso”.

Os movimentos do dia no STOXX 600 também foram impulsionados pela confiança dos investidores de que o Federal Reserve cortará a taxa de juros na próxima semana.

“O apetite pelo risco se recuperou à medida que os mercados precificam a perspectiva de taxas de juros mais baixas nos EUA e, potencialmente, de um chair do Federal Reserve no próximo ano com uma postura mais ‘dovish’“, disse Fiona Cincotta, analista sênior de mercado do City Index.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,19%, a 9.710,87 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,79%, a 23.882,03 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,43%, a 8.122,03 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,32%, a 43.519,07 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,97%, a 16.746,60 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,23%, a 8.238,67 pontos.

Varejo: como empreendedores podem acompanhar tendências

Frejat vive momento especial ao receber pai de 102 anos em show

Frejat estreia um novo espetáculo em que funde a música brasileira com o blues, gênero musical de origem norte-americana Fonte: Metrópoles

Em meio à negociação por Paquetá, Flamengo faz post enigmático

Lucas Paquetá é o grande sonho do Flamengo para 2026. Clube carioca fez proposta pelo meia, que está no West Ham, da Inglaterra Fonte: Metrópoles...

Campeã da F1 Academy é elevada a pilota de desenvolvimento da Mercedes

Doriane Pin assume nova função na equipe alemã em 2026 após se destacar na principal categoria feminina da F1 Fonte: Metrópoles