A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, foi eleita a 18ª mulher mais poderosa do mundo em 2025 na 22ª lista feita pela Forbes, divulgada nesta quinta-feira (11).
Aos 47 anos, Tarciana é a primeira mulher a ocupar o cargo no segundo maior banco da América Latina e também a única brasileira a ser eleita na edição deste ano da lista.
A presidente trabalha na instituição desde 2000, no qual supervisionava o escritório de negócios de varejo da empresa. Medeiros foi promovida ao cargo de diretora executiva em janeiro de 2023.
Trajetória profissional
Antes de alcançar grande reconhecimento nacional e internacionalmente, Tarciana Medeiro começou sua trajetória de lugares bem mais distantes do cargo executivo.
Em entrevista a Forbes em 2023, a presidente do BB comentou que iniciou sua carreira em 1988 como feirante e 10 anos depois se tornou professora.
Nos anos 2000, Medeiros ingressou no Banco do Brasil por meio de um concurso, e iniciou o percurso em uma agência em Posto da Mata, no interior da Bahia. Ocupando cargos de gerência, a presidente também atuou em superintendências nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Evoluindo na rede de varejo e gestão de relacionamentos com clientes em várias cidades, Medeiros alcançou em 2015 a liderança da Superintendência Comercial do BB Seguros.
3 anos depois, ela assumiu a Superintendência Executiva Comercial da empresa. No ano seguinte, começou a atuar como executiva na Diretoria de Soluções em Empréstimos e Financiamentos, onde fiou até 2021, quando se tornou Gerente Executiva na Diretoria de Clientes Varejo – último cargo antes da presidência.
Além das marcas que conquistou desde seu começo no BB, a presidente – formada em administração e pós-graduada em marketing e liderança, inovação e gestão – também atua em causas de interesse coletivo.
Em 2023, defensora de políticas ambientais discursou na Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a importância de se obter mais financiamento para empresas ambientalmente sustentáveis.
Logo depois, Medeiros conseguiu firmar uma parceria entre o Banco do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento para investir US$ 250 milhões em recursos de energia renovável e infraestrutura sustentável.
Líderes mais influentes
Na 22ª edição da lista das 100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo produzida pela Forbes, a revista determinou quatro métricas principais para definiras as eleitas: dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência.
No caso das CEOs de empresas, como Tarciana, alguns fatores relevantes para a avaliação foram as receitas, avaliações e número de funcionários.
Já no caso de líderes políticas, PIB (Produto Interno Bruto) e população foram os principais determinantes para o ranking.
Além da presidente do BB, outras mulheres também ganharam bastante destaque na edição deste ano, que recebeu 17 novas personalidade influentes no mundo.
A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, ficou em evidência no 3ª lugar da lista. A parlamentar se tornou a primeira mulher a ocupar um cargo tão alto no país.
Logo na frente, as presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Banco Central Europeu, Christine Lagarde ficaram em evidência com o1º e 2º ugar da lista, respectivamente,
Ambas as representantes foram as primeiras mulheres a se tronaram presidentes de grandes associações europeias em 2019.
*Sob supervisão de Pedro Zanatta.
