O Cruzeiro deixou escapar uma importante vitória na noite desta quinta-feira (4/12), no Mineirão, ao ceder o empate por 2 x 2 ao Botafogo, mesmo saindo com 2 x 0 no placar. Na coletiva pós-jogo, o técnico Leonardo Jardim avaliou o resultado com frustração, mas demonstrou otimismo pela campanha consistente na reta final do Brasileirão.
Garantido na competição continental de 2026, o treinador valorizou a importância do Cruzeiro para o estado. “Minas Gerais vai ter um representante na Libertadores no próximo ano, e isso é importante para o futebol mineiro, que neste ano não teve ninguém”, disse.
Entusiasmado com o que vem pela frente, Jardim enalteceu o clima interno do clube para a decisão contra o Corinthians, pela Copa do Brasil: “Estamos empolgados. Todo mundo está motivado, a preparar-se da melhor forma para que a gente consiga cumprir esta meia-final de forma positiva.”
Com o objetivo de terminar o Brasileirão no pódio praticamente assegurado e a semifinal da Copa do Brasil pela frente, o Cruzeiro mantém a temporada de reviravolta viva, agora precisando transformar empolgação em resultado dentro de campo.
Sobre o jogo contra o Botafogo
Segundo o treinador, o time controlou bem as ações do jogo até o segundo gol, mas caiu de rendimento e permitiu a reação adversária. “Até o 2 x 0 tivemos o controle do jogo. Depois relaxamos e o adversário cresceu. Cometemos alguns erros que fizeram o Botafogo empatar”, admitiu.
Mesmo assim, ele reforçou o peso do ponto conquistado: “Gostaríamos de ganhar hoje, mas conseguimos o objetivo de estar no pódio. Estamos na Libertadores e no pódio do futebol brasileiro. Nos últimos anos, só o Palmeiras tem se mantido ali com mais regularidade, o Flamengo acho que três vezes. Poucas equipes conseguem”, disse.
Leia também
-
Botafogo marca no fim e arranca empate com o Cruzeiro pelo Brasileirão
-
Com o empate, Cruzeiro mantém tabu de nove anos contra o Botafogo
-
Cruzeiro x Botafogo: saiba onde assistir ao jogo do Brasileirão
-
Botafogo não vence Cruzeiro há 9 anos e pode bater 15 jogos de jejum
O treinador também relembrou o início difícil da temporada celeste e elogiou a resposta do elenco após sua chegada: “Vocês sabem que começou de forma muito difícil, por isso houve a troca. A partir do jogo contra o São Paulo, os jogadores deram uma demonstração de que era possível. Fico feliz, esses jogos foram o clique para o grupo”, afirmou.



Cruzeiro e Botafogo se enfrentaram no Mineirão pelo Campeonato Brasileiro
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Disputa de bola em Cruzeiro x Botafogo
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Cruzeiro e Botafogo se enfrentaram no Mineirão pelo Campeonato Brasileiro
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Olho no Corinthians e pés no chão
Jardim evitou qualquer clima de euforia antes da semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians, marcada para daqui a seis dias. “Nunca vamos preparar o jogo do Corinthians com análise do campeonato. Quando relaxamos um pouco, os outros podem ser melhores que nós. No próximo jogo temos que ser humildes. Temos ambição de ganhar, mas contra qualquer equipe.”
Ele também destacou a competitividade do futebol brasileiro e citou exemplos recentes de equipes que começaram como candidatas ao título e terminaram lutando na parte de baixo da tabela.
“Aqui acontece algo que não é comum em Portugal ou Espanha. Uma equipe candidata ao título nunca vai acabar a jogar para não cair. No Brasil, sim. A pressão e a paixão à volta das equipes provocam essas situações.”
Fonte: Metrópoles

