O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para uma reunião na Casa Branca “em um futuro próximo”, disse o gabinete do premiê. O convite teria sido feito em uma ligação entre Netanyahu e Trump nesta segunda-feira (1°).
Uma fonte israelense com conhecimento sobre a ligação disse que Trump e Netanyahu discutiram “questões regionais”, centrando-se nos últimos acontecimentos em Gaza, mas também abordando a Síria, o Líbano e o Irã.
“Os dois líderes enfatizaram na sua conversa a importância e o compromisso de desmantelar as armas do Hamas e desarmar a Faixa de Gaza, e discutiram a expansão dos acordos de paz”, afirmou o gabinete de Netanyahu em um comunicado.
A fonte também disse que os líderes discutiram o pedido de Netanyahu por perdão presidencial em meio a um julgamento de corrupção. O premiê solicitou formalmente o indulto do presidente israelense, Isaac Herzog, no domingo (30), após Trump ter enviado uma carta a Herzog solicitando perdão a Netanyahu.
A Casa Branca confirmou que Trump conversou com Netanyahu nesta segunda-feira, segundo uma autoridade. Os detalhes da ligação não foram disponibilizados imediatamente pela Casa Branca.

