União Brasil e PP solicitam registro de federação no TSE

Os partidos União Brasil e PP (Progressistas) solicitaram, nesta quinta-feira (4), o registro para formação de uma federação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Para valer já nas eleições de 2026, o pedido deve ser aceito pela Corte até seis meses antes do pleito, marcado para outubro.

A federação será comandada conjuntamente por Antonio Rueda (presidente nacional do União) e o senador Ciro Nogueira (presidente nacional do PP).

O anúncio da federação foi feito em agosto. Juntas, as duas legendas somam 109 deputados federais e 15 senadores. É a maior bancada da Câmara dos Deputados e uma das maiores do Senado Federal.

A Federação União Progressista (UPb) também registrou nas urnas 12.398 vereadores1.335 prefeitos186 deputados estaduais e quatro distritais. Conta, ainda, com seis governadores — entre eles o presidenciável Ronaldo Caiado (GO) —, quatro vice-governadores e 1.183 vice-prefeitos.

Os partidos também contam com vagas na Esplanada dos Ministérios, apesar de se colocar como oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): André Fufuca (esporte), Waldez Góes (Integração Nacional), Celso Sabino (Turismo) e Frederico de Siqueira (Comunicações).

Em setembro, os partidos determinaram que seus filiados deveriam sair do governo federal. O que não ocorreu de fato.

Sabino enfrentou um grande imbróglio com o União Brasil. No último mês, o Conselho de Ética do partido deu aval para sua expulsão. A questão ainda deve ser debatida com a Executiva Nacional.

Fufuca também foi punido pelo PP. Ele foi afastado da vice-presidência nacional do partido e de todas as decisões partidárias, por se recusar a deixar o cargo de ministro.

Waldez e Frederico não são filiados aos partidos, mas suas vagas decorrem de indicações das legendas.

*Publicado por Douglas Porto

Avião é esvaziado após incêndio em veículo de bagagens em Guarulhos

Um princípio de incêndio fez com que passageiros fossem retirados de um avião no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na noite desta quinta-feira (4). O caso...

Câmara de SP aprova em 1º turno regulamentação do mototáxi por app

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, na noite desta quinta-feira (4), em primeiro turno, o projeto de lei que regulamenta o serviço de...

Papa Leão XIV divulga nova orientação para sexo no casamento; entenda

Em um novo decreto assinado pelo papa Leão XIV, o Vaticano divulgou orientações para fiéis sobre a prática sexual no casamento, reconhecendo que o...