Zelensky exige cessar-fogo para eleições na Ucrânia durante guerra

O presidente Volodymyr Zelensky afirmou nesta quinta-feira (11) que a realização de eleições na Ucrânia durante a guerra exigiria um cessar-fogo.

“Deve haver um cessar-fogo – pelo menos durante o processo eleitoral e a votação. É isso que precisa ser discutido. Francamente, aqui na Ucrânia, acreditamos que os Estados Unidos deveriam conversar com a Rússia sobre isso”, disse ele em uma reunião da chamada “Coalizão dos Dispostos”.

Eleições em tempos de guerra são proibidas por lei na Ucrânia, mas Zelensky enfrenta pressão dos EUA para realizar uma votação.

O mandato do líder ucraniano terminou no ano passado.

Cessão de território precisa ser votada, diz Zelensky

Volodymyr Zelensky também destacou nesta quinta que a questão territorial continua sendo um grande obstáculo nas negociações e que os ucranianos deveriam votar sobre quaisquer concessões territoriais em um referendo.

A Ucrânia está buscando equilibrar um plano de 28 pontos apoiado pelos EUA, cuja versão original foi considerada muito favorável a Moscou.

*com informações da Reuters

Entenda plano de 28 pontos de Trump para paz entre Rússia e Ucrânia

UFSCar: Leci Brandão recebe título de Doutora Honoris Causa

A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) concedeu o título de Doutora Honoris Causa à cantora, compositora e deputada estadual Leci Brandão, em reconhecimento...

Lula faz ligação sigilosa a Maduro sobre ação dos EUA no Caribe

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Nicolás Maduro se falaram por telefone, na terça-feira da semana passada (2), durante cerca de...

64% dos pacientes têm remissão de leucemia grave com terapia genética

Um novo tratamento genético trouxe avanços importantes para uma forma rara e difícil de tratar de câncer no sangue: a leucemia linfoide aguda de...