Aliados se dividem sobre ida de Lula à Sapucaí para homenagem no Carnaval

A possível ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Sapucaí para assistir ao desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que o homenageará no carnaval deste ano, está dividindo opiniões entre aliados. Alguns defendem sua presença no evento, enquanto outros consideram a ideia arriscada. A apuração é do analista de Política Pedro Venceslau no CNN 360º.

A Acadêmicos de Niterói, que ascendeu ao grupo especial do carnaval carioca no ano passado, será a primeira escola a desfilar no dia 15 de fevereiro. O enredo escolhido, “Do alto do Mulungo surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, foi concebido para exaltar a trajetória do atual presidente, o que poderia representar uma oportunidade de exposição positiva.

Entretanto, uma ala do governo teme que a participação de Lula possa ser arriscada, principalmente porque existe a possibilidade da escola retornar à segunda divisão do carnaval carioca. Caso isso ocorra, o presidente poderia ficar com a imagem de “pé frio” – uma associação negativa que seus estrategistas preferem evitar

Oportunidade política

Por outro lado, aliados favoráveis à ida de Lula ao sambódromo argumentam que o evento representa uma chance de capitalização política. O desfile, inteiramente formatado para exaltar o presidente em um ano de disputa pela reeleição, atrairia os holofotes da mídia e da opinião pública para a Sapucaí durante a apresentação.

A presença de presidentes da República nos desfiles da Sapucaí não é novidade. Vários já assistiram às apresentações das escolas de samba no sambódromo carioca ao longo dos anos. A ex-presidente Dilma Rousseff, por exemplo, compareceu a todos os desfiles durante seu mandato.

Decisão pendente

A decisão sobre a participação de Lula no evento ainda não foi tomada. Caso opte por comparecer, a comitiva presidencial embarcaria do Rio de Janeiro diretamente para uma viagem internacional à Índia e à Coreia do Sul, que está programada para ocorrer na sequência do Carnaval.

A questão está sendo debatida pela equipe de comunicação e pela ala política do governo, incluindo o marqueteiro oficial da República, Sidônio Palmeira.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Açaí é oficializado como fruto nacional para proteger patrimônio amazônico

O açaí passou a ser oficialmente reconhecido como fruto nacional com uma nova lei, publicada no dia 8 de janeiro no Diário Oficial da...

Praias de Sydney são fechadas após três ataques de tubarão em 26 horas

As praias do norte de Sydney permaneceram fechadas nesta segunda-feira  após um tubarão morder um homem de 20 anos. O ataque foi o terceiro...

Explosão solar que atinge Terra põe em alerta astronautas para radiação

Uma intensa atividade solar está se deslocando em direção à Terra e coloca autoridades espaciais em alerta para riscos de radiação, especialmente para astronautas...