A estudante Melissa Uehara, de 16 anos, vive uma rotina dupla que divide o ambiente escolar na Granja Viana, zona oeste de São Paulo, com a expectativa de figurar entre os indicados ao Oscar 2026.
Aluna do ensino médio no Colégio Leonardo da Vinci, a jovem é a protagonista do curta-metragem “Amarela”, pré-selecionado para a maior premiação do cinema mundial.
Bolsista na instituição desde 2023, ano em que ingressou por meio de prova de desempenho, Melissa gravou em segredo a produção em julho daquele mesmo período, enquanto cursava o oitavo ano.
O trabalho como atriz foi mantido em sigilo até a estreia internacional da obra no Festival de Cannes, em 2024, quando o curta foi selecionado para competir pela Palma de Ouro na 77ª edição.
“Mas a decisão de atuar veio de fora da escola”, afirmou a estudante à CNN Brasil, que também possui carreira como cantora e acumula prêmios internacionais de atuação.
O desempenho escolar da jovem é acompanhado de perto pelo corpo docente. Segundo Loide Mônica Soares Alexandre da Silva, professora de língua portuguesa, a dedicação de Melissa se reflete na evolução de provas e simulados.
“Ela nunca apresentou dificuldades acadêmicas. Consegue responder a todos os desafios apresentados. Vê-la nas telas e com tanto sucesso é um grande orgulho.”
Melissa é descrita pela docente como uma aluna organizada, esforçada e muito envolvida com as atividades coletivas.
Reconhecimento internacional
Além da atuação, o talento musical da jovem foi compartilhado com a comunidade escolar em 2024, durante apresentações no campeonato estudantil do colégio.
A trajetória artística da jovem inclui a participação no The Voice Kids 2020 e a composição de músicas autorais, além de apresentações no campeonato estudantil do colégio.
Melissa concilia a preparação para o segundo ano do ensino médio com a rotina de festivais, enquanto aguarda o anúncio da lista oficial de indicados pela Academia nesta quinta-feira (22), a partir das 10h30.
“Só o fato de termos chegado até aqui já é uma grande conquista”, diz a atriz sobre o reconhecimento internacional.
Sob a direção de André Hayato Saito, o filme “Amarela”, de 15 minutos, é ambientado no dia da final da Copa do Mundo de 1998.
Melissa interpreta Erika Shigeriu, uma adolescente nipo-brasileira que lida com o conflito entre as tradições familiares e o sentimento de não pertencimento ao Brasil.
A obra concorre na categoria Live Action Short Film. A cerimônia da 98ª edição da festa da indústria cinematográfica acontece em 15 de março.
Entenda as chances do Brasil ir ao Oscar 2026 com ‘O Agente Secreto’
