Ícone do site O SERINGAL

Anvisa proíbe venda de panetones após identificar fungos em lotes

anvisa-proibe-venda-de-panetones-apos-identificar-fungos-em-lotes

Anvisa proíbe venda de panetones após identificar fungos em lotes

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou, nesta terça-feira (6), a proibição da comercialização, distribuição e consumo de quatro lotes de panetones da empresa D’Viez Indústria e Comércio de Chocolates Finos Ltda. Foi determinado também o recolhimento dos produtos.

Além disso, a mesma medida suspendeu produtos alimentícios que levam cogumelos que não tem autorização para uso em alimentos em território nacional. A resolução, publicada no Diário Oficial da União, tem o envolvimento de duas empresas. Entenda abaixo:

Panetones com fungos

A determinação da Anvisa no caso dos panetones atinge quatro lotes da marca D’Viez. Segundo o órgão de vigilância, o recolhimento partiu de forma voluntária da empresa fabricante após a identificação de fungos na superfície dos produtos.

De acordo com a medida, os lotes afetados tem prazo de validade até o dia 27 de fevereiro de 2026. Veja abaixo a lista de panetones: 

Os produtos não podem mais ser comercializados nem consumidos, e devem ser retirados dos mercados, segundo a resolução.

A CNN Brasil tentou contato com a empresa e aguada retorno. O espaço segue em aberto.

Cogumelos não autorizados

A Anvisa também proibiu a venda, distribuição, fabricação, divulgação e consumo de produtos da empresa Coguvita II Alimentos Ltda. Todos devem ser recolhidos após a determinação.

Segundo o órgão, os produtos foram fabricados com os cogumelos Lion´s Mane e Cordyceps, ingredientes não permitidos, já que ainda não tiveram a segurança avaliada para uso em alimentos. Veja abaixo os lotes proibidos:

A medida também justifica que os produtos são divulgados de forma irregular a partir da afirmação, sem comprovação científica, de que consumo dos alimentos contribui para a saúde mental, memória, foco e imunidade.

A CNN Brasil tenta localizar os representantes da empresa para um posicionamento. O espaço segue em aberto.

 

*Sob supervisão de Pedro Osorio

Sair da versão mobile