Bolívar Lamounier: Queda da indústria compromete segurança nacional

A fragilidade da indústria brasileira e a falta de investimento em tecnologia estão comprometendo diretamente a segurança nacional do Brasil.

Este é o alerta feito ao WW Especial que vai ao ar neste domingo (11) pelo sociólogo e cientista político Bolívar Lamounier, que aponta para a queda significativa da participação da indústria manufatureira no PIB nacional, atualmente em apenas 11%, quando já chegou a representar mais de 20% em décadas anteriores.

ASSISTA: WW ESPECIAL – Por que o Brasil ignora a segurança nacional? – 11/01/2026

“Como é que pode um país que precisa de uma estratégia, precisa crescer, precisa se defender melhor, se não temos tecnologia?”, questiona Lamounier, destacando que a vulnerabilidade tecnológica brasileira coloca o país em posição de risco crescente no cenário internacional.

O sociólogo critica duramente a atual classe política brasileira, apontando sua incapacidade de promover reformas necessárias para impulsionar o crescimento econômico e o desenvolvimento tecnológico.

“Ou a nossa classe política melhora de qualidade com a entrada numerosa de pessoas que têm mais do que dois neurônios nas instituições, ou nós estamos fritos”, afirma.

Desindustrialização e dependência externa

Lamounier aponta que o Brasil tem se tornado cada vez mais dependente de commodities agrícolas e minerais, enquanto a indústria manufatureira definha. Embora reconheça o sucesso da agroindústria, ele alerta que a falta de desenvolvimento tecnológico próprio coloca o país em situação vulnerável perante potências internacionais.

“O que não está funcionando de jeito nenhum é, evidentemente, a indústria, porque nós não temos tecnologia. Nós temos dificuldade de importar tecnologia”, explica. Segundo ele, se países como os Estados Unidos decidirem dificultar o acesso do Brasil à tecnologia, o país enfrentará sérios problemas.

Necessidade urgente de reforma institucional

O sociólogo também critica fortemente as instituições brasileiras, apontando problemas estruturais que impedem o desenvolvimento do país. Ele menciona especificamente o Judiciário como “um escândalo inacreditável”.

Para Lamounier, o Brasil precisa urgentemente “pegar no tranco” e realizar reformas profundas em um prazo inferior a 30 anos. Caso contrário, alerta que “a nossa vulnerabilidade vai crescer exponencialmente”, comprometendo não apenas o desenvolvimento econômico, mas também a própria soberania nacional.

Apresentado por William Waack, o WW Especial é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil. Conheça o Clube de Membros da CNN Brasil no YouTube. Ao se cadastrar, você garante acesso antecipado à íntegra da edição já às sextas-feiras, além de cortes exclusivos e conteúdos de bastidores do programa.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Governo custeará traslado do corpo de babá morta pela patroa em Portugal

Após mais de 20 dias desde o encontro do corpo de Lucinete Freitas, babá de 55 anos morta pela patroa em Portugal, o governo...

Líder das Farc na Colômbia pede união de guerrilha para enfrentar EUA

O chefe do maior ramo dissidente do antigo grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) conclamou outros grupos rebeldes a se unirem para...

Manoel Carlos perdeu três dos cinco filhos antes de morrer; conheça

Manoel Carlos, renomado autor brasileiro que morreu no sábado (10), aos 92 anos, no Rio de Janeiro, ficou conhecido ao longo da carreira por...