Calor com vento promete sensação de estar dentro de uma airfryer; entenda

O fim de semana será marcado por condições climáticas extremas em grande parte do Brasil. Enquanto o Sul do país está sob alerta para a passagem de um ciclone extratropical, outras regiões enfrentarão calor acima do normal para esta época do ano, com temperaturas que podem ficar até 8 graus acima da média histórica de janeiro e metereologista prometendo sensação de “airfryer”.

Com poucas nuvens e sem chance de chuvas, o índice ultravioleta poderá atingir níveis extremos durante o fim de semana. Especialistas recomendam o uso de protetor solar, evitar exposição prolongada ao sol e manter-se hidratado. A combinação de calor e vento quente, segundo meteorologistas, dará a sensação de estar “dentro de uma airfryer”, com o ar quente circulando e intensificando a sensação térmica.

O calor intenso trará alguns efeitos colaterais preocupantes. No interior do Nordeste e do Sudeste, há alerta para baixa umidade do ar, especialmente no Sudeste, que estará sob efeito de uma alta pressão atmosférica. Este sistema dificulta a formação de nuvens carregadas, resultando em pouca ou nenhuma chuva nas regiões mais centrais do Brasil.

De acordo com meteorologistas, o calor será particularmente intenso nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. No Rio de Janeiro, a temperatura máxima pode chegar aos 38°C ou 39°C no sábado (10) e domingo (11), bem acima da média histórica de 31°C para o mês de janeiro. São Paulo também deve registrar temperaturas elevadas, chegando a 33°C, o que representa 5 graus acima da média para esta época do ano.

O fenômeno climático será responsável por um verdadeiro “festival de 30 graus para cima” em todo o Brasil. Belo Horizonte e Fortaleza devem registrar máximas de 31°C, Manaus 33°C, enquanto Campo Grande e Cuiabá podem chegar a 35°C e 36°C, respectivamente. Teresina será uma das capitais mais quentes, com previsão de temperatura máxima de 39°C.

Ciclone extratropical no Sul

Enquanto isso, a região Sul enfrenta um cenário completamente diferente. Um ciclone extratropical já está afetando o Rio Grande do Sul, com temporais atingindo diversas cidades. Durante o fim de semana, o centro dessa baixa pressão deve chegar ao oceano, espalhando mais chuvas pela região.

O tempo ficará instável, com risco de temporais tanto no sábado quanto no domingo. As chuvas mais intensas devem atingir os três estados do Sul, além do interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul. As capitais Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba estão na rota dessas instabilidades, com previsão de bastante chuva. Apesar das condições adversas, as temperaturas máximas continuarão elevadas, entre 29°C e 31°C.

Além dos temporais, a passagem do ciclone provocará ventania significativa. Os ventos podem atingir cerca de 50 km/h, com algumas rajadas chegando aos 100 km/h. Boa parte de São Paulo, incluindo a capital paulista, também estará na rota dessas ventanias, intensificando a sensação térmica de calor na região.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Morre Manoel Carlos, autor das famosas “Helenas” de novelas da Globo

Morre Manoel Carlos, neste sábado (10), aos 92 anos. Natural de São Paulo, ele vivia na zona sul do Rio de Janeiro. “É com profundo...

Bessent: EUA podem retirar mais sanções contra Venezuela na próxima semana

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse à agência Reuters que sanções adicionais dos EUA contra a Venezuela podem ser suspensas já...

Portuguesa x Palmeiras: escalações e onde assistir ao jogo do Paulistão

O Campeonato Paulista inicia neste sábado com o confronto entre Portuguesa e Palmeiras, válido pela primeira rodada da competição. A bola rola às 20h30...