Como espelhar a tela do celular no PC: guia para Android e iOS

Nos últimos anos, smartphones e computadores passaram a fazer parte da rotina da maioria das pessoas; não é à toa que, às vezes surge a necessidade de ver o conteúdo do celular em uma tela maior. Nesse caso, uma boa opção é espelhar a tela do celular no PC e exibir, em tempo real, tudo o que aparece no telefone.

O espelhamento de tela é uma função disponível para smartphones Android e iOS que permite conectar o celular em um PC de forma relativamente simples.

O que é espelhamento de tela?

O espelhamento de tela é um recurso que permite duplicar em uma segunda tela tudo o que está sendo exibido no dispositivo original, em tempo real. No caso de celulares e PCs, significa que você pode ver e acompanhar no monitor do computador o que está sendo exibido na tela do smartphone.

Em outras palavras, é quase como transformar o computador em um “monitor externo” do celular. Isso pode ser feito de duas formas: sem fio (Wi-Fi) ou com cabo, dependendo da tecnologia.

Por exemplo, em alguns casos é possível usar um USB para ligar o celular ao PC.

Como espelhar a tela do celular no PC

O caminho mais simples depende do seu sistema. No Android, alguns celulares conseguem espelhar direto no Windows por recursos de transmissão sem fio; em outros casos, os usuários precisam utilizar aplicativos de terceiros.

Já no iPhone, o espelhamento costuma ser fácil em dispositivos Apple, mas no Windows normalmente exige um programa que “receba” o AirPlay.

De qualquer forma, existem ferramentas gratuitas, como scrcpy e também alternativas pagas que prometem interface mais amigável e recursos extras, como AirDroid.

É importante destacar que apenas os aplicativos nativos do Windows e do macOS oferecem segurança garantida. No caso de aplicativos de terceiros, não há garantia sobre a privacidade total dos seus dados.

Em geral, você precisa conectar celular e PC (por Wi-Fi ou cabo) e escolher o método mais compatível com seu aparelho. Confira algumas opções:

Android com recurso sem fio nativo do Windows

  • Nos PCs com Windows 11 e versões mais recentes, pesquise pelo recurso “Projetar para este computador” nas configurações do sistema, ative o recurso “Vídeo sem fio” se estiver desativado;
  • No smartphone Android, acesse a função Smart View (ou Transmitir) no painel de controles rápidos do smartphone;
  • Selecione o nome do computador na lista de dispositivos disponíveis;
  • Após confirmar a solicitação de conexão tanto no celular quanto no PC, a tela do telefone será duplicada no monitor do computador automaticamente, sem fios;
  • Vale citar que esse método não funciona em todos os modelos de smartphones Android.

Android via cabo USB com app Scrcpy

O Scrppy é um aplicativo de código aberto que permite que os usuários espelhem a tela de smartphones Android e PCs. Antes de tudo, faça download do software, abra os arquivos zipados e coloque dentro do seu disco principal em “Meu Computador”.

  • A primeira etapa é ativar o modo desenvolvedor no seu aparelho Android, basta acessar as “Configurações” do aparelho, clique em “Sobre o telefone” e toque sete vezes em “Informações do software”; 
  • Retorne ao menu principal das configurações e clique no menu “Opções do desenvolvedor” e selecione a opção “Depuração USB”;
  • No computador, busque por “CMD” no menu de pesquisa do Windows; 
  • O prompt de comando será aberto, então digite “cd..” e aperte enter;

captura-de-tela-do-prompt-de-comando-do-windows-ativando-o-app-scrcpy

  • Antes de rodar o app, é necessário realizar algumas etapas no prompt de comando do Windows. • Créditos: Reprodução/Scrcpy
  • Digite novamente “cd..” e aperte enter, então digite “cd scrcpy” e tecle enter;
  • Agora, conecte o seu smartphone Android no PC com um cabo USB;
  • Ainda no CMD, digite por último “scrcpy” e aperte enter;
  • Se todos os passos anteriores forem realizados corretamente, autorize a depuração no telefone e sua tela começará a ser espelhada automaticamente;
  • Além de espelhar a tela do smartphone, esse app permite que você controle-o com o mouse e teclado do PC.


captura-de-tela-do-app-scrcpy-espelhandoa-tela-de-um-smartphone-android
Após realizar todas as etapas, a tela do seu smartphone Android será espelhada no PC. • Créditos: Reprodução/Scrcpy

iPhone via AirPlay no Mac

No caso de quem utiliza iPhone e possui um Mac, o espelhamento é muito simples, pois o sistema da Apple possui integração completa. Todo o processo é nativo e gratuito, a partir da tecnologia AirPlay.

  • Primeiro, verifique se o seu Mac e iPhone estão conectados à mesma rede Wi-Fi;
  • No Mac, ative o “Receptor AirPlay”;
  • Agora, abra a Central de Controle” do iPhone;
  • Então, toque em Espelhar a Tela;
  • Em seguida, aparecerá uma lista de dispositivos AirPlay, selecione o nome do seu Mac;
  • Pronto, em segundos, a tela do iPhone será exibida no monitor do seu computador Apple.

Por que espelhar a tela do PC?

Espelhar a tela do celular no computador pode ser muito útil em diversas situações do dia a dia. Uma das principais vantagens é possibilitar apresentações e demonstrações, seja em reuniões de trabalho, aulas ou palestras.

Outra razão comum para espelhar a tela é aprimorar a experiência de entretenimento em uma tela grande. Ao duplicar a tela do celular, o usuário consegue assistir a vídeos, filmes e séries do smartphone no monitor do computador; é até possível jogar games aproveitando a tela e o áudio mais potente de um PC.

Além disso, alguns métodos de espelhamento permitem inclusive controlar o celular pelo computador, usando teclado e mouse para navegar em aplicativos, jogar e digitar mensagens.

Integração do iOS para espelhamento em dispositivos Apple

No sistema Apple, o espelhamento costuma ser mais direto porque o iOS se comunica bem com outros dispositivos da marca. Geralmente, o AirPlay é a melhor opção, pois não necessita de nenhuma instalação extra: o iPhone encontra Macs e outros aparelhos compatíveis na mesma rede e inicia a transmissão em poucos toques.

Por outro lado, quando o objetivo é espelhar no Windows, é um pouco diferente: como o sistema não traz AirPlay nativo, você depende de um app receptor. A vantagem é que essas ferramentas costumam oferecer recursos adicionais, como a opção de gravação de tela, mas também há limitações nas versões pagas.

TV conectada ultrapassa celular no consumo de YouTube no Brasil

PGR pede arquivamento do caso de senador flagrado com dinheiro na cueca

A PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu o arquivamento de parte do inquérito que contra o senador Chico Rodrigues (PSB-RR), flagrado com dinheiro escondido na...

Ônibus que causou acidente com 6 mortos em MG não tinha licença para viajar

O ônibus de turismo que tombou nesta terça-feira (6), na BR-365, em Patos de Minas, região do Alto Paranaíba de Minas Gerais, não tinha...

Anvisa proíbe venda de panetones após identificar fungos em lotes

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou, nesta terça-feira (6), a proibição da comercialização, distribuição e consumo de quatro lotes de panetones da...