O diretor da CIA, John Ratcliffe, reuniu-se com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, em Caracas, informou o jornal americano The New York Times nesta sexta-feira (16), citando uma fonte oficial americana.
A agência de notícias Reuters não conseguiu verificar imediatamente a informação sobre o encontro, que, segundo o veículo, ocorreu na quinta-feira (15). A Casa Branca não respondeu de imediato a um pedido de comentário.
Ratcliffe se reuniu com Rodríguez a pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “para transmitir a mensagem de que os EUA esperam uma melhoria nas relações de trabalho“, afirma o relatório.
Eles discutiram cooperação em inteligência, estabilidade econômica e a necessidade de garantir que a Venezuela não fosse mais um “refúgio seguro para os adversários dos Estados Unidos, especialmente os narcotraficantes”, acrescenta o documento.
Durante seu mandato como vice-presidente da Venezuela, Rodríguez esteve envolvida em negociações com o enviado especial americano, Richard Grenell, juntamente com outros funcionários, para um acordo que levasse o então ditador Nicolás Maduro, agora deposto, a renunciar voluntariamente ao poder, segundo o jornal.
Rodriguez já criticou o governo Trump por “sequestrar” Maduro e pediu seu retorno. No entanto, Washington afirmou que ela é favorável a uma liderança interina para preservar a estabilidade.
Entenda os possíveis cenários na Venezuela após detenção de Maduro

