Novak Djokovic iniciou a busca pelo seu 25º título de Grand Slam, um recorde, com uma vitória por 6-3, 6-2 e 6-2 sobre o espanhol Pedro Martínez, na primeira rodada do Australian Open, nesta segunda-feira (19). O sérvio dissipou as preocupações pré-torneio sobre sua forma física com uma atuação brilhante.
Havia dúvidas sobre a preparação de Djokovic para o Grand Slam, que ele já venceu dez vezes, depois que o tenista de 38 anos não participou do torneio preparatório de Adelaide e encurtou o treino de domingo (18). No entanto, ele não teve dificuldades para garantir sua 100ª vitória em Melbourne Park.
Um início potencialmente complicado contra Martínez, que ele enfrentava pela primeira vez, se transformou em um treino tranquilo quando Djokovic assumiu o controle com uma quebra de serviço e não perdeu mais a vantagem sob os holofotes da Rod Laver Arena para vencer o primeiro set.
Apesar de sua última partida ter sido em novembro, quando conquistou seu 101º título da carreira em Atenas, Djokovic manteve o ritmo e disparou uma potente cruzada, quebrando o saque do adversário logo no início e fechando o segundo set.
Embora os holofotes estivessem voltados para o atual campeão de Melbourne, Jannik Sinner, e o número um do mundo, Carlos Alcaraz, Djokovic lembrou a dupla de sua ameaça com um tênis sublime, dominando o terceiro set e garantindo a vitória.
Djokovic anuncia afastamento total da associação de jogadores do tênis

