Novato no futebol candango, o Canaã vai para a terceira edição da Copinha pelo Distrito Federal, após mudar de federação em 2023. O clube busca sua primeira vitória e sonha com a classificação para a próxima fase. No histórico, o time conta com dois empates e quatro derrotas nos seis jogos disputados.
O Canaã está no Grupo 18, e enfrentará os donos da casa, o Comercial de Tietê, o Criciúma-SC e o XV de Piracicaba.
Leia também
-
Copa Brasília Sub-20: assista a final entre Brasiliense x Canaã
-
Jogador da Ponte Preta é punido na Copinha por motivo inusitado; veja
-
Especial DF na Copinha 2026: saiba tudo sobre o grupo do Sobradinho
-
Copinha: confira a agenda desta sexta (2/1) da competição de base
Estádio
Os jogos acontecerão no Estádio José Ferreira Alves, o Ferreirão, que fica ao lado do Rio Tietê, na cidade que leva o mesmo nome, a 100 km da capital paulista. No ano passado, por conta das fortes chuvas, ficou totalmente alagada e não pôde receber os dois primeiros jogos.
O nome é uma homenagem a um dos responsáveis pela construção do estádio. Antes, o local se chamava Estádio da Ponte Grande, por conta de uma ponte que fica ao lado. A capacidade é pequena, apenas 4.500 pessoas.
As Equipes
Comercial do Tietê
Esta será a terceira vez que o time participa da competição e nunca conseguiu avançar de fase. Curiosamente, o time já enfrentou um clube do Distrito Federal, em 2024, o Capital.
A equipe foi criada em 1920 e seu nome é uma homenagem à rua em que foi criado, a Rua do Comércio. O clube já teve como presidente o ex-volante César Sampaio, multicampeão com o Palmeiras e vice-campeão mundial em 1998.
Atualmente, o clube tem o selo de clube formador da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e tem aproveitado a competição para negociar os principais jogadores.
A última temporada da agremiação não foi boa. No Paulista sub-20, terminou na última colocação do grupo e foi rebaixado para a segunda divisão. No sub-17, elenco base para a Copinha, também caiu na primeira fase.
Destaque
A esperança de gols é o atacante Bruno Ferreira, de 17 anos. Ele volta à equipe após grande temporada em 2024, quando marcou oito gols e distribuiu duas assistências em 16 jogos pelo sub-17. O jogador passou pelo Barra-SC, mas não foi bem e retornou.
CANAÃ
A equipe do DF terá a mesma base que atuou pelo sub-20 e se reforçou com jogadores do sub-17 que atuaram na Supercopa Capital.
Durante a preparação, o elenco foi para o Sul e enfrentou as duas maiores equipes do Rio Grande do Sul em amistosos: dois empates com o Grêmio e uma derrota para o Internacional por 2 x 1.
O plantel venceu a Copa Brasília Sub-20 no ano passado, o primeiro na história do clube no Distrito Federal. Porém, no estadual da categoria caiu nas quartas de final. Já o sub-17 perdeu nas semifinais. Na Supercopa Capital, perdeu todos os jogos e foi eliminado na primeira fase.
O ponta Filipinho é o principal nome formado até hoje na base do clube. Ele está no Red Bull Bragantino há quatro temporadas e, nas duas últimas, foi o artilheiro do time. Na última Copinha, ficou na terceira colocação da artilharia.
Destaque
O principal nome do time é Pedro Bahia, de 18 anos, que é o artilheiro. Em 2024, ele foi artilheiro do sub-17 com 20 gols em 14 jogos. Voltou a se destacar na Copa Brasília Sub-20, onde foi o artilheiro com 11 gols em oito jogos.
CRICIÚMA-SC
Os catarinenses vêm de uma grande campanha na última edição, quando chegaram à semifinal, mas perdeu para o São Paulo, que foi o campeão.
O elenco foi renovado e alguns atletas que foram titulares no ano passado estarão com o profissional. Na temporada, o Criciúma venceu o tricampeonato no estadual sub-20 e chegou à semifinal no sub-17.
O meia Douglas, campeão da Série B, Copa do Brasil, Libertadores e Mundial pelo Corinthians, é a principal revelação do time.
Destaque
O homem-gol e um dos principais destaques ofensivos da equipe é Gabriel Capella. Nas últimas três temporadas, se consolidou como peça importante para a equipe e foi sondado por equipes do Brasil e do mundo, quando recebeu uma proposta do Al-Jazira.
XV DE PIRACICABA
A equipe paulista irá reeditar o duelo da Copinha do ano passado contra o Canaã, quando venceu por 2 x 1. No Paulistão sub-20, o time foi eliminado na segunda fase e, no sub-17, venceu a Field Cup, que contou com diversas equipes paulistas.
Entre os jogadores revelados, destaque para Nilton Di Sordi, bicampeão paulista com o São Paulo e campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1958.
Destaque
Bruninho Dias, meia de 18 anos, é o grande nome do XV. Ele foi o artilheiro da agremiação nos dois últimos anos, tanto no sub-17 como no sub-20.
Fonte: Metrópoles
