O Real Brasília chega para a quinta participação na Copinha, o que o coloca como o terceiro time do Distrito Federal que mais disputou o campeonato, atrás apenas de Gama e Brasiliense. A equipe estará na mesma sede do ano passado, em São Carlos-SP, mas, dessa vez, terá diferentes adversários.
A equipe enfrentará dois times paulistas: São Carlense, time mandante, e o Santos, tricampeão da competição. Além da dupla, a chave ainda conta com o União Cacoalense-RO.
O clube foi fundado em 1996, como Dom Pedro e em 2016 passou a se chamar Real Brasília. Desde então, tem acumulado bons resultados nas categorias de base.
Leia também
-
Saiba como está a renovação de Neymar com Santos
-
Santos indica possível renovação de Neymar em vídeo misterioso
-
Copa Brasília Sub-20: assista a Real Brasília x Brasiliense ao vivo
-
Real Brasília se retira da Série A1 feminina por falta de patrocínio
Estádio
Os times vão jogar em São Carlos, a 256 km da capital paulista, no Estádio Municipal Professor Luís Augusto de Oliveira, popularmente conhecido como Luisão. Inaugurado em 1968, o local tem capacidade para pouco mais de 10 mil pessoas.
O local passou por uma reforma no final de 2024 e apresenta boa estrutura, inclusive em relação ao gramado. O nome é uma homenagem ao ex-prefeito da cidade de São Carlos, Luís Augusto, que morreu 12 anos antes da construção ficar pronta.
No ano 2000, o estádio foi palco de um período de treinamento da Seleção Brasileira para as Olimpíadas de Sidney, que contava com grandes jogadores, incluindo Ronaldinho Gaúcho.
As Equipes
São Carlense
O time e o São Carlos, após decisão conjunta com a gestão local, se revezam na representação da cidade. Dessa vez, será o Lobo da central. A equipe realizou uma peneira para montar o elenco, já que só disputou o sub-13 e o sub-14 pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
A melhor campanha na Copinha ocorreu em 2024, quando avançou em segundo lugar do grupo, mas foi eliminado pelo Criciúma-SC na segunda fase. O clube, fundado em 2016, não tem um grande jogador formado.
Destaque
Na zaga estará um dos principais destaques do time, Guilherme Morais, de 20 anos. O defensor rodou por alguns times paulistas e, na maioria deles, foi capitão do time. Em 2025, venceu o Catarinense Sub-20 com o Criciúma e esteve também no Manauara-AM.
Real Brasília
A equipe será mesclada com jogadores do Sub-20 e do Sub-17. Além disso, terá atletas que se destacaram no Royal, equipe de Goiás que é parceira e conta com jogadores emprestados pelo clube.
O time foi campeão do Candangão Sub-20 e teve boas participações com o Sub-17. O Real chegou à semifinal do estadual e fez boa campanha na Copa Brasília, terminando em ambas as competições na terceira posição.
Dentre os nomes revelados pelo time, o principal foi o zagueiro Milani, destaque na Copinha de 2020, que foi negociado com o Flamengo, onde jogou profissionalmente. Ele passou por outros clubes de menor expressão, e hoje atua no Imigresen, da Malásia.
Destaque
O grande nome do time para o campeonato é o goleiro Gabriel, que tem o apelido de Abacaxi, por ter trabalhado em plantação da fruta com a família. Ele foi o destaque do Leão em 2025 e foi decisivo no título candango ao defender seis pênaltis na fase final do campeonato.
Santos
Em busca do Tetra, o time da Baixada Santista chega como um dos favoritos ao título da competição. Com um elenco forte, conta com jogadores que se destacaram no profissional.
O time foi campeão paulista no Sub-20, mas no Sub-17 não teve bom desempenho, caiu nas oitavas de final. No Brasileirão Sub-20, foi eliminada na primeira fase, na nona colocação.
Um dos principais formadores de atletas, o time já formou diversas gerações vitoriosas e já revelou grandes jogadores, como Pelé, Neymar Jr., entre outros.
Destaque
Um dos principais nomes do time é JP Chermont, que surgiu como maior revelação da lateral nos últimos tempos. Ele, entretanto, perdeu espaço com o treinador Vovojda no profissional. Foi campeão no Paulistão Sub-20 e tem multa de 100 milhões de euros.
União Cacoalense-RO
O time foi campeão do Rondoniense Sub-20, e será o único representante do estado na competição, já que a Federação Paulista de Futebol (FPF) retirou uma das vagas. Será a primeira participação do clube em toda a história da Copinha.
Alguns dos principais jogadores do estadual deixaram o clube, que terá uma equipe mesclada com relação às idades. Conhecido como “Raposa da BR”, o time ainda não revelou grandes atletas, e anunciou recentemente parcerias com empresas gestoras de atletas.
Destaque
O principal nome do time será o meia Kaye, de 18 anos, que se destacou no estadual, com três gols e uma assistência em cinco jogos. Esteve no Boston City, de Goiás, até o ano passado.
Fonte: Metrópoles

