Após as chuvas intensas que atingiram a Baixada Santista na madrugada deste domingo (4), os serviços de captação e tratamento de água das ETAs (Estações de Tratamento de Água) foram afetados. Segundo a Sabesp, o temporal acumulou cerca de 200 milímetros de chuva entre meia-noite e 7h da manhã desta segunda-feira (5).
De acordo com a companhia, todas as medidas necessárias para a retomada da produção de água tratada foram concluídas ainda na tarde de domingo. Os sistemas seguem em processo de recuperação, e a normalização gradativa do abastecimento está prevista para ocorrer até a manhã desta segunda-feira, conforme as condições operacionais e os protocolos de segurança.
Guarujá, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e a área continental de São Vicente foram as regiões mais impactadas pelas chuvas, o que exigiu a adoção imediata de ajustes operacionais preventivos e corretivos, principalmente nas estruturas de captação de água dos rios.
Veja imagens da captação de água no rio Mambú, da estação de tratamento de água Mambú/Branco:
Para minimizar os impactos no abastecimento, a Sabesp reforçou a distribuição de água na região com o apoio de caminhões-pipa, medida que visa contribuir para a recuperação gradual e controlada dos serviços.
Leia também: Governo de SP declara escassez hídrica e suspende novas outorgas de água
Além disso, a Sabesp informou que equipes técnicas seguem mobilizadas 24 horas por dia, realizando monitoramento contínuo das unidades operacionais e atuando de forma integrada para mitigar os impactos à população, contando com reforço do apoio operacional quando necessário.
A companhia também pediu colaboração da população neste período, através do uso consciente da água, evitando desperdícios como lavar carros e calçadas ou encher piscinas, e priorizando as atividades essenciais.
*Sob supervisão de Pedro Osorio

