Estudante revela rotina de estudos após tirar nota mil na redação do Enem

A divulgação dos resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 trouxe um motivo especial de comemoração para a cidade de Barreiros (PE), Mata Sul de Pernambuco.

Isso porque o estudante Wellington Ribeiro, 19, tornou-se um dos seletos estudantes a atingir a nota máxima na redação do exame aplicado em novembro do ano passado.

O jovem, que cursou todo o ensino médio no Recife, a duas horas de sua casa, transformou a persistência em resultado prático após uma jornada de quatro anos realizado os exames.

Trajetória nota mil

Com o objetivo de cursar UFPE (Direito na Universidade Federal de Pernambuco), ele relembra que o sucesso não veio da noite para o dia, mas de um processo de amadurecimento constante. “A preparação desde o primeiro ano de prova foi crescente, a cada ano o desejo e esforço para alcançar a nota máxima na redação só aumentavam. Neste último ano em específico, eu foquei na resolução de simulados e, posteriormente, de redações semanais em conjunto com a correção minuciosa delas”, explica o estudante.

A construção do texto dissertativo-argumentativo, ponto crucial para o desempenho no Enem, foi marcada por um repertório sociocultural diversificado e uma análise crítica profunda. O tema adotado na última edição da prova foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

Literatura, história e sociologia

Wellington detalhou como articulou diferentes áreas do conhecimento para sustentar seus argumentos, em um texto que contou com menções a Clarice Lispector, Lei dos Sexagenários e ao sociólogo Ruy Braga. “O conto de Clarice aborda a realidade de exclusão vivenciada pela terceira idade brasileira, algo intimamente relacionado às baixas perspectivas acerca do envelhecimento do Brasil. Já sobre a história do Brasil, decidi dar ênfase à Lei dos Sexagenários, a qual, de forma velada, marginalizava a população escravizada da época. No caso de Ruy Braga, usei a sua perspectiva crítica voltada à realidade latino-americana, de combate, principalmente, à falta de um modelo político assistencial a populações mais vulnerabilizadas. Minha rotina de estudo foi voltada à realização de simulados, como a SAS, toda a semana e às redações semanais”.

Na hora da prova

Além do domínio do conteúdo, o gerenciamento do tempo e a organização mental durante o dia da prova foram fundamentais.

O estudante adotou um método rigoroso para manter a calma e a produtividade sob pressão. “Minha estratégia de prova foi começar por inglês e ir revezando as questões de Linguagens com a confecção da redação e as questões de Humanas com a transcrição da redação”, revela.

Para o futuro acadêmico e para aqueles que ainda buscam o sonho da aprovação, Wellington deixa uma mensagem de resiliência e fé no processo: “Eu diria para ele nunca desistir e que, no final, Deus sempre nos coloca no melhor caminho”.

Saiba como usar as notas individuais do Enem 2025

 

Bebida preferida dos brasileiros ajuda a eliminar a gordura no fígado

Estudo indica que o consumo regular e moderado de café pode proteger o fígado e reduzir o acúmulo de gordura no órgão Fonte: Metrópoles

Leite de jumenta vira aposta para saúde, cosméticos e economia

Considerado o mais parecido com o leite materno, o alimento pode beneficiar crianças com alergia e gerar renda sustentável no semiárido Fonte: Metrópoles

Atlético-MG anuncia ex-Flamengo como novo reforço para temporada

Victor Hugo chega ao Atlético-MG com contrato válido por cinco anos. Meia foi um pedido do técnico Jorge Sampaoli Fonte: Metrópoles