EUA vão compartilhar justificativa para captura de Maduro, diz procuradora

O Gabinete de Assessoria Jurídica do Departamento de Justiça elaborou um novo memorando que forneceu a justificativa legal para a operação militar dos EUA que capturou o ditador venezuelano Nicolás Maduro no sábado (3), de acordo com três fontes familiarizadas com o assunto.

Os detalhes do memorando não estão imediatamente claros.

A Procuradora-Geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, disse aos parlamentares nesta quarta-feira (7) que em breve forneceria cópias do documento, embora uma fonte tenha dito à CNN que o memorando provavelmente permanecerá classificado como secreto.

A captura de Maduro gerou críticas imediatas de ambos os partidos sobre se os Estados Unidos tinham autoridade para prender um líder estrangeiro no exterior sem a aprovação do Congresso.

Alguns juristas, e os advogados de Madur, sugeriram que a operação pode ter violado a lei federal.

Dentro do Departamento de Justiça, autoridades também citaram um memorando separado de 1989, que afirmava que um presidente tem “autoridade constitucional inerente” para ordenar ao FBI que detenha indivíduos em países estrangeiros, mesmo que isso viole o direito internacional.

Cruzeiro faz contratação mais cara do Brasil antes de encarar Tombense. Garante seu ingresso!

O Cruzeiro acertou a contratação de Gerson dias antes do duelo contra o Tombense, realizado pelo Metrópoles Sports Fonte: Metrópoles

Veja o que mudou no Flamengo um ano após título da Supercopa 2025

Time rubro-negro mantém base, tem saídas e reforços e mira bicampeonato consecutivo sob comando de Filipe Luís Fonte: Metrópoles

Endrick revela motivos que o levaram a escolher o Lyon

Endrick foi emprestado ao Lyon para desenvolver seu futebol e ter mais chances dentro de campo Fonte: Metrópoles