O ex-nadador Ryan Lochte leiloou três de suas 12 medalhas olímpicas, entre elas, o ouro conquistado nos Jogos do Rio em 2016. O americano se desfez dos três ouros conquistados na prova de revezamento 4x200m livre em Atenas 2004, Pequim 2008 e Rio 2016.
A coleção foi arrematada por 467 mil dólares, cerca de R$ 2,5 milhões na cotação atual, segundo o site de leilões Goldin.
O leilão foi aberto e divulgado pela Goldin no último dia 10 de dezembro, com um vídeo do próprio ex-nadador anunciando a venda ao lado de um representante da empresa.
No dia 18, Lochte publicou um longo texto em seu Instagram pessoal falando sobre o processo de divórcio com a modelo Kayla Reid e também sobre a venda das medalhas.
“Gostaria também de esclarecer a venda das minhas medalhas. Nunca nadei pelas medalhas de ouro. Minha paixão sempre foi sobre ser um dos melhores nadadores do mundo. Aquelas medalhas? Elas são apenas a cereja no topo de uma jornada incrível”, escreveu.
“Com 90 medalhas internacionais — incluindo Olimpíadas, Campeonatos Mundiais, Pan-Pacíficos e Pan-Americanos — fui sortudo de conquistar mais do que qualquer outro nadador por aí. Mas o que significa mais pra mim é o que eu fiz com elas, eu dei medalhas para fãs e crianças em estandes, porque nunca foi sobre mim. É sobre inspirar a próxima geração e ajudá-los a perseguir seus sonhos”, completou o ex-nadador.
Polêmica na Rio 2016
Além dos excelentes resultados na natação, Ryan Lochte constantemente ganha os noticiários por sua vida pessoal conturbada. No Rio, ficou marcado por ter mentido sobre um roubo.
O ex-atleta alegou que foi assaltado, junto de outros três nadadores, ao sair de uma festa na zona sul da cidade. A polícia chegou a investigar o suposto crime. Mas a versão dos atletas acabou desmentida por câmeras de segurança que mostraram os nadadores embriagados e causando confusão.
Ryan Lochte chegou a ser denunciado por falsa comunicação de crime, mas o processo acabou arquivado pela Justiça do Rio. Depois do ocorrido, o nadador perdeu patrocinadores e não voltou a competir uma Olimpíada.
