Forças sírias tomam campo de petróleo de Omar, o maior do país, diz fonte

Tropas da Síria que lutam contra as forças curdas apoiadas pelos EUA tomaram o campo de petróleo de Omar, o maior do país, e o campo de gás da Conoco, na província de Deir Zor, no leste do país, informaram autoridades e fontes de segurança neste domingo (18).

A tomada acontece enquanto forças tribais árabes aliadas avançavam na região rica em petróleo ao longo da fronteira com o Iraque.

A conquista dos campos de petróleo localizados a leste do rio Eufrates, uma das principais fontes de receita para as forças curdas, foi um grande golpe para o grupo, que, segundo as autoridades, privava o Estado de recursos utilizados pela milícia.

O exército sírio prosseguiu em direção a áreas predominantemente árabes do nordeste da Síria, controladas pelas FDS (Forças Democráticas Sírias), apoiadas pelos EUA, apesar dos apelos americanos para que interrompesse seu avanço.

Uma fonte do governo afirmou que as forças lideradas pelos curdos foram derrotadas após avanços liderados por combatentes tribais árabes, permitindo que o governo e seus aliados tribais avançassem para uma faixa de território de mais de 150 quilômetros.

A área se estende ao longo da margem leste do Eufrates, seguindo de Baghouz, perto da fronteira com o Iraque, até cidades importantes como al-Shuhail e Busayra.

No final da tarde de sábado (17), o exército também assumiu o controle da cidade de Tabqa, no norte do país, e sua represa adjacente, bem como da importante Represa da Liberdade, anteriormente conhecida como Represa Baath, a oeste de Raqqa.

As autoridades curdas sírias não reconheceram a perda desses locais estratégicos, e permanece incerto se os combates ainda estão em curso.

Após morte de Alan Sanches, entenda se o infarto fulminante dá sinais

O deputado estadual e presidente da Câmara de Salvador, Alan Sanches, morreu na manhã desse sábado (17/1) após ter um infarto fulminante Fonte: Metrópoles

Musk pede até US$ 134 bi da OpenAI e da Microsoft por “ganhos indevidos”

O CEO da SpaceX, Elon Musk, está buscando até US$ 134 bilhões ⁠da OpenAI e da ‍Microsoft. Musk alega que merece os “ganhos indevidos”...

Análise: Trump está falando sério sobre “tomar a Groenlândia”?

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem reforçado nos últimos dias que leva a sério a ideia de assumir o controle da Groenlândia...