Ícone do site O SERINGAL

França pede exercícios da Otan na Groenlândia e se diz pronta para ajudar

franca-pede-exercicios-da-otan-na-groenlandia-e-se-diz-pronta-para-ajudar

França pede exercícios da Otan na Groenlândia e se diz pronta para ajudar

A França solicitou um exercício da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Groenlândia e está pronta para contribuir, informou o gabinete do presidente francês, Emmanuel Macron, nesta quarta-feira (21).

A notícia do pedido surge no momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chega a Davos, na Suíça, nesta quarta-feira, onde provavelmente usará o Fórum Econômico Mundial para intensificar sua pressão pela aquisição do território dinamarquês, apesar dos protestos europeus, no maior desgaste das relações transatlânticas em décadas.

Em discurso em Davos na terça-feira (20), Macron afirmou que a Europa não cederá a valentões nem se deixará intimidar, em uma crítica contundente à ameaça de Trump de impor tarifas elevadas caso a Europa não permita que ele assuma o controle da Groenlândia.

A CNN solicitou um posicionamento da Otan.

Líderes da Otan alertaram que a estratégia de Trump para a Groenlândia pode desestabilizar a aliança. Trump vinculou a Groenlândia à sua frustração por não ter recebido o Prêmio Nobel da Paz.

O que é um exercício da Otan?

Eles são programados por um comandante da aliança e podem variar em escopo, desde alguns oficiais até “cenários de combate em grande escala envolvendo aeronaves, navios de guerra, peças de artilharia, veículos blindados e milhares de soldados”, segundo o site da Otan.

Os países da organização apoiam os exercícios fornecendo contribuições nacionais na forma de tropas, equipamentos ou outros tipos de apoio. “Os países participantes são normalmente responsáveis ​​por financiar qualquer forma de contribuição nacional”, afirma a aliança.

*Com informações da CNN

Entenda a história da Groenlândia e por que Trump quer a ilha

Sair da versão mobile