Governo de SP reforça campanha de vacinação contra sarampo e febre amarela

A campanha de vacinação contra o sarampo e a febre amarela em São Paulo começa a partir da próxima semana. Segundo o governo do estado, a ação da Secretaria de Saúde ocorre durante todo o mês de janeiro. 

Durante os dias 12 e 16 deste mês, a mobilização acontece em estações de metrô e shopping centers; já do dia 19 ao 23, ela ocorre junto a taxistas e profissionais do turismo. Em 24 de janeiro será reforçada com o “Dia D” de vacinação.

O governo reforça que adolescentes e adultos não vacinados ou com esquema incompleto contra o sarampo devem iniciar ou completar a vacinação. Para a febre amarela, o reforço é com foco em meninos e meninas de 9 a 14 anos, além de pessoas que vivem ou circulam por áreas com registro de transmissão da doença.

Segundo o órgão, no ano passado, o estado de São Paulo registrou dois casos importados de sarampo. Já em relação à febre amarela, em 2025 foram confirmados 57 casos no estado, com 34 mortes.

Quem deve se vacinar contra sarampo?

  • Crianças: a administração da primeira dose deve ser aplicada aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses;
  • Pessoas de 5 até 29 anos: devem tomar duas doses da vacina com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses;
  • Pessoas de 30 a 59 anos: devem tomar uma dose da vacina;
  • Trabalhadores da saúde: devem receber duas doses de tríplice viral, a depender da situação vacinal encontrada, independentemente da idade.

Quem deve se vacinar contra febre amarela?

  • Crianças: uma dose aos 9 meses de idade e um reforço aos 4 anos;
  • Pessoas que receberam apenas uma dose antes dos 5 anos: devem tomar uma dose de reforço;
  • Pessoas de 5 a 59 anos (não vacinadas): devem receber uma dose única.

Sintomas do sarampo e febre amarela:

Os sintomas do sarampo incluem: exantema (manchas vermelhas) no corpo e febre alta (acima de 38,5°) acompanhada de um ou mais dos seguintes sinais: tosse seca; irritação nos olhos (conjuntivite); nariz escorrendo ou entupido.

Já para identificar os sintomas da febre amarela o governo alerta para início súbito de febre; calafrios; dor de cabeça intensa; dores musculares; dores no corpo em geral; náuseas e vômitos; fadiga e fraqueza.

*Sob supervisão de AR.

 

 

 

Sonia Abrão lamenta morte de delegado que ajudou em caso de Chorão

Sonia Abrão e Chorão eram primos. O cantor morreu em 6 de março de 2013, aos 42 anos, vítima de overdose Fonte: Metrópoles

Paulistão A2 2026: veja como foi Osasco Sporting x Ferroviária

Partida foi válida pela primeira rodada do Paulistão Série A2 Rivalo 2026, e teve transmissão exclusiva pelo Metrópoles Esportes Fonte: Metrópoles

Goleiro do Santos, Brazão comenta sobre interesse de outros clubes

Em sua resposta, o goleiro comentou que está feliz no Santos e que quer fazer história com a camisa do Peixe Fonte: Metrópoles