Ícone do site O SERINGAL

Governo de SP reforça campanha de vacinação contra sarampo e febre amarela

governo-de-sp-reforca-campanha-de-vacinacao-contra-sarampo-e-febre-amarela

Governo de SP reforça campanha de vacinação contra sarampo e febre amarela

A campanha de vacinação contra o sarampo e a febre amarela em São Paulo começa a partir da próxima semana. Segundo o governo do estado, a ação da Secretaria de Saúde ocorre durante todo o mês de janeiro. 

Durante os dias 12 e 16 deste mês, a mobilização acontece em estações de metrô e shopping centers; já do dia 19 ao 23, ela ocorre junto a taxistas e profissionais do turismo. Em 24 de janeiro será reforçada com o “Dia D” de vacinação.

O governo reforça que adolescentes e adultos não vacinados ou com esquema incompleto contra o sarampo devem iniciar ou completar a vacinação. Para a febre amarela, o reforço é com foco em meninos e meninas de 9 a 14 anos, além de pessoas que vivem ou circulam por áreas com registro de transmissão da doença.

Segundo o órgão, no ano passado, o estado de São Paulo registrou dois casos importados de sarampo. Já em relação à febre amarela, em 2025 foram confirmados 57 casos no estado, com 34 mortes.

Quem deve se vacinar contra sarampo?

Quem deve se vacinar contra febre amarela?

Sintomas do sarampo e febre amarela:

Os sintomas do sarampo incluem: exantema (manchas vermelhas) no corpo e febre alta (acima de 38,5°) acompanhada de um ou mais dos seguintes sinais: tosse seca; irritação nos olhos (conjuntivite); nariz escorrendo ou entupido.

Já para identificar os sintomas da febre amarela o governo alerta para início súbito de febre; calafrios; dor de cabeça intensa; dores musculares; dores no corpo em geral; náuseas e vômitos; fadiga e fraqueza.

*Sob supervisão de AR.

 

 

 

Sair da versão mobile