Groenlândia: Em 1916, EUA afirmaram não se opor ao domínio dinamarquês

Um documento histórico de mais de 100 anos atrás pode voltar à tona, visto que o presidente dos EUA, Donald Trump, renova seu interesse na Groenlândia, apesar das fortes objeções do governo dinamarquês e seus aliados europeus.

O documento em questão é a Declaração de Lansing.

Em 4 de agosto de 1916, o Secretário de Estado dos EUA, Robert Lansing, sob a presidência de Woodrow Wilson, emitiu a declaração notificando a Dinamarca de que os EUA não se oporiam ao governo dinamarquês estabelecer controle sobre todo o território da Groenlândia.

O documento afirmava que: “O abaixo-assinado Secretário de Estado dos Estados Unidos da América, devidamente autorizado por seu Governo, tem a honra de declarar que o Governo dos Estados Unidos da América não se oporá à extensão dos interesses políticos e econômicos do Governo Dinamarquês a toda a Groenlândia.”

Essa declaração fazia parte de um acordo mais amplo que formalizou a venda das Índias Ocidentais Dinamarquesas para os Estados Unidos. Hoje, esse território é conhecido como Ilhas Virgens Americanas.


Trecho da Declaração de Lansing, emitida em 1916 • Arquivos Nacionais da Dinamarca

O documento original pode ser acessado no Arquivo Nacional Dinamarquês.

Em entrevista à CNN, o parlamentar dinamarquês e membro do Parlamento Europeu, Anders Vistisen, criticou duramente o presidente dos EUA por suas declarações sobre a Groenlândia, descrevendo-as como “francamente estúpidas”, embora tenha observado que os Estados Unidos já haviam reconhecido a soberania dinamarquesa sobre o território.

Ele afirmou que, se o governo Trump tivesse alguma dúvida, poderia consultar seus próprios registros para constatar que os Estados Unidos declararam que “o território da Groenlândia pertence ao Reino da Dinamarca”.

Por que a Groenlândia é importante para Trump?

A Groenlândia, localizada no Ártico, abriga mais de 56 mil pessoas. A antiga colônia dinamarquesa é um território autônomo da Dinamarca.

Segurança

Estrategicamente localizada entre os EUA, a Europa e a Rússia, a Groenlândia é vista há muito tempo como fundamental para a segurança americana.

Recursos naturais

A Groenlândia é rica em recursos naturais, incluindo petróleo, gás e metais de terras raras.

Rotas marítimas

À medida que a crise climática derrete o gelo do Ártico, as rotas de navegação no norte podem se tornar mais acessíveis durante todo o ano, tornando a região ainda mais importante.

Anvisa manda recolher lote de molho de tomate com pedaços de vidro

Anvisa foi alertada de que lote de molho de tomate importado para o Brasil continha pedaços de vidro Fonte: Metrópoles

Apenas 10 minutos de exercício já ativam sinais anticâncer, diz estudo

Pesquisa mostra que uma sessão curta de ciclismo pode acionar mecanismos biológicos ligados ao combate ao câncer de cólon Fonte: Metrópoles

Corinthians atualiza quadro de saúde de Garro após cirurgia. Confira

O jogador passou por um procedimento cirúrgico na mão esquerda após sofrer lesão na final da Copa do Brasil 2025 contra o Vasco Fonte: Metrópoles...