O advogado Ismael Tavares, membro da OAB Seccional Acre, foi preso nesta terça-feira sob acusação de envolvimento no desvio de medicamentos das unidades públicas de saúde do Acre.
A Polícia Federal chegou ao advogado a partir do cruzamento de informações extraída do aparelho celular do seu irmão, o empresário Mecerlane Tavares da Costa, que também foi preso 24 horas antes tentando sacar R$ 1 milhão numa agência bancária de Rio Branco.
O depoimento do farmacêutico aposentado Eugênio Gonsalves, de 74 anos, preso há uma semana com mais de R$ 1 milhão em medicamentos e insumos, na sua casa, foi fundamental para o prosseguimento das investigações. O idoso está em liberdade (prisão domiciliar humanitária) por portar comorbidades e doenças oportunistas.
A PF apurou que os irmãos Tavares são sócios de uma empresa que está no centro das investigações policiais contra o furto de remédios do SUS, retirados clandestinamente dos almoxarifados das UPAs, Pronto-Socorro de Rio Branco, Fundhacre e Maternidade.
Ismael é apontado como “pasteiro”, representante de empresas de fachada, sem endereço fixo, de acordo com a Polícia Federal.
Ao fechamento desta reportagem, Ismael estava em audiência de custódia, que irá determinar sua soltura provisória ou sua prisão preventiva.
O irmão dele está em liberdade, mas com algumas medidas restritivas impostas pela justiça.
Sobre Ismael
O advogado foi preso dois anos atrás, no âmbito da Operação “Boi de Outro, da Polícia Civil, acusado de liderar uma quadrilha que furtava gado no Acre. Na época 15 pessoas foram presas na ação.
Conforme as investigações, o advogado coordenava parte do grupo, que é muito grande e formado por várias células. Segundo a polícia, ele tinha um caminhão que era usado em vários desses furtos. Ainda conforme a polícia, só na véspera de Natal de 2021, 120 animais sem procedência foram apresentados na delegacia da cidade de Acrelândia, no interior do Acre.
A imprensa local deu um breve perfil de Ismael, bastante conhecido em Rio Branco e tinha, inclusive, uma coluna em um site local que falava sobre o cotidiano. Na coluna ele se descrevia como “advogado, escritor de cotidiano e acreano de vida simples, que anseia por dias melhores”. Ele também foi candidato ao cargo de vereador nas Eleições 2020 pelo Podemos.
Sobre Mecerlane
Mecerlane ganhou o noticiário em 2018, num episódio em que ele chegou a ser dado como desaparecido. A mulher dele, a farmacêutica Milliany Barbosa de Castro, ao relatar o reaparecimento do marido, disse que Costa se desculpou e falou que resolveu se isolar porque estava “cansado de tudo”.
“A gente conversou, eu fiquei muito preocupada porque ele não avisou nada. Ele disse que foi só um mal entendido, uma falta de comunicação, mas está tudo bem. Ele é empresário e disse que estava cansado de tudo, não era só de mim, não, dos problemas diários, ele está passando por várias situações”, contou ela ao G1 à época.
No Facebook, Milliany chegou a escrever que o marido disse que precisava de um retiro, uma espécie de encontro. “Sou muito chata e ele estava cansado de mim, rs (sic)… serei uma esposa melhor, sem dúvida”, falou.
