Ligação com Trump ajudou a aliviar as tensões, diz presidente colombiano

O presidente colombiano, Gustavo Petro, afirmou nesta quarta-feira (7) que conversou por telefone com seu homólogo americano, Donald Trump, em uma ligação que ajudou a aliviar as tensões entre os dois governos.

Petro disse que essa foi sua primeira ligação com Trump desde que o presidente americano retornou ao cargo e que durou cerca de uma hora.

“Restabeleci a comunicação pela primeira vez”, disse Petro a seus apoiadores em um comício.

Petro afirmou que os dois líderes concordaram em restabelecer os canais de comunicação direta entre seus governos, incluindo entre os ministérios das Relações Exteriores e as presidências.

O presidente colombiano reiterou a seus apoiadores que considera a operação americana na Venezuela, que resultou na prisão do presidente Nicolás Maduro, “ilegal” e disse ter expressado preocupação com a retórica americana em relação à Venezuela, alertando que as ameaças relacionadas ao petróleo e outros recursos naturais podem alimentar a instabilidade regional.

No sábado (3), durante uma coletiva de imprensa realizada horas após a prisão de Maduro, Trump reiterou suas acusações de que Petro estava ligado ao narcotráfico e o advertiu para que “tomasse cuidado”.

Na quarta-feira, Trump afirmou nas redes sociais que “apreciou” a ligação que teve com Petro e convidou o presidente colombiano para uma reunião na Casa Branca em “um futuro próximo”.

Tubarões da Groenlândia vivem 400 anos e enxergam bem; estudo descobre como

Os tubarões da Groenlândia são considerados os vertebrados mais longevos do mundo: algumas espécies vivem por até 400 anos. Por muito tempo, pesquisadores suspeitaram...

Egito elimina Costa do Marfim e avança à semifinal da Copa Africana

O Egito encerrou o reinado da Costa do Marfim na Copa Africana de Nações ao vencer por 3 a 2, neste sábado (10), pelas...

EUA anunciam ataques em larga escala contra Estado Islâmico na Síria

As Forças Armadas dos Estados Unidos anunciaram neste sábado (10) que realizaram ataques de grande escala contra múltiplos alvos do Estado Islâmico em várias...