Lula conversa com líderes do México e do Canadá sobre a crise na Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou, nesta quinta-feira (8), conversas telefônicas com os líderes do México e do Canadá para tratar da situação da Venezuela, após a invasão do país e a captura do presidente Nicolás Maduro pelos Estados Unidos.

No início da tarde, Lula conversou com a presidenta do México, Claudia Sheinbaum. Segundo informou o Palácio do Planalto, ambos rejeitaram uma visão “ultrapassada do mundo em zonas de influência” e reiteraram a defesa do multilateralismo, do direito internacional e do livre-comércio.

Os dois mandatários afirmaram que seguirão cooperando com a Venezuela em favor da paz, do diálogo e da estabilidade do país e da região.

Horas mais tarde, Lula falou com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney. Os dois líderes condenaram o uso da força sem amparo na Carta das Nações Unidas e no direito internacional e concordaram sobre a necessidade de uma reforma das instituições de governança global.

Durante a conversa, o presidente brasileiro convidou Carney para realizar uma visita ao Brasil em abril, com o objetivo de aprofundar as relações bilaterais e o comércio entre os dois países. Claudia Sheinbaum também recebeu convite para visitar o Brasil, em data que ainda será definida pelas chancelarias.

Antes dessas ligações, Lula já havia conversado por telefone com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, para manifestar preocupação com a crise no país vizinho. Na ocasião, ambos concordaram que a situação na Venezuela deve ser resolvida exclusivamente por meios pacíficos, por meio da negociação e do respeito à vontade do povo venezuelano.

No último sábado (3), uma operação militar dos Estados Unidos capturou, em Caracas, Maduro e sua esposa, Cilia Flores. Atualmente, eles estão detidos no Centro de Detenção Metropolitano, em Nova York.

O governo do norte-americano Donald Trump afirmou que os planos para a Venezuela preveem três fases, incluindo uma transição de poder.

Tubarões da Groenlândia vivem 400 anos e enxergam bem; estudo descobre como

Os tubarões da Groenlândia são considerados os vertebrados mais longevos do mundo: algumas espécies vivem por até 400 anos. Por muito tempo, pesquisadores suspeitaram...

Egito elimina Costa do Marfim e avança à semifinal da Copa Africana

O Egito encerrou o reinado da Costa do Marfim na Copa Africana de Nações ao vencer por 3 a 2, neste sábado (10), pelas...

EUA anunciam ataques em larga escala contra Estado Islâmico na Síria

As Forças Armadas dos Estados Unidos anunciaram neste sábado (10) que realizaram ataques de grande escala contra múltiplos alvos do Estado Islâmico em várias...