Mercosul-UE: Acordo deve gerar economia de 4 bilhões de euros em tributos

O dólar encerrou esta sexta-feira (9) em queda no Brasil, impulsionado pela divulgação de novos dados sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos e pelo avanço nas negociações do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. A moeda americana fechou o dia com desvalorização de 0,42%, cotada a R$ 5,36.

Os dados do mercado de trabalho americano mostraram a criação de apenas 50 mil empregos em dezembro, número abaixo das expectativas, sinalizando um possível enfraquecimento da maior economia do mundo. Este cenário reforça a perspectiva de que o FED (Federal Reserve) poderá reduzir as taxas de juros nos próximos meses, embora analistas apontem que o corte ainda deve demorar um pouco.

Acordo Mercosul-União Europeia

Outro fator que influenciou positivamente o mercado foi a aprovação pela União Europeia do acordo de livre comércio com o Mercosul, negociação que se arrasta há 25 anos. O acordo promete criar a maior área de livre comércio do planeta em termos de movimentação financeira, abrangendo mais de 700 milhões de habitantes dos dois lados do Atlântico.

O pacto comercial prevê a redução de impostos para 91% dos produtos importados pelo Mercosul da Europa e para 92% dos itens exportados pelo bloco sul-americano para os europeus ao longo dos próximos 10 a 15 anos. A estimativa é que essa medida gere uma economia de 4 bilhões de euros anuais em tributos de importação.

Entre os produtos que terão alíquotas zeradas estão vinhos europeus (atualmente taxados em 27%), destilados (35%) e chocolates (20%). Em contrapartida, o Mercosul reconhecerá 350 denominações de origem em alimentos e bebidas da Europa, como champanhe e queijos específicos. Já os europeus estabelecerão cotas para importação de carne bovina, frango, suínos, açúcar, etanol e outros produtos do Mercosul.

Na semana, a bolsa brasileira subiu quase 2% e o dólar recuou 1%, refletindo um cenário de maior otimismo nos mercados. O acordo comercial entre Mercosul e União Europeia é visto como um importante contraponto em um cenário global marcado por tensões comerciais e geopolíticas.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Virginia empresta jatinho a Zé Felipe e mensagem do cantor agita a web

Após enfrentar uma pane em seu próprio jatinho, Zé Felipe contou com a ajuda de Virgínia, que emprestou a aeronave para que ele viajasse Fonte:...

Morre Manoel Carlos, autor das famosas “Helenas” de novelas da Globo

Morre Manoel Carlos, neste sábado (10), aos 92 anos. Natural de São Paulo, ele vivia na zona sul do Rio de Janeiro. “É com profundo...

Bessent: EUA podem retirar mais sanções contra Venezuela na próxima semana

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse à agência Reuters que sanções adicionais dos EUA contra a Venezuela podem ser suspensas já...