O Grande Debate: CPI do Master vai avançar no Congresso?

Os deputados Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Domingos Sávio (PL-MG) discutiram, nesta quarta-feira (21), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o escândalo do Banco Master deve avançar no Congresso Nacional.

Mesmo durante o recesso parlamentar, senadores e deputados se movimentam para apurar supostas irregularidades envolvendo o Banco Master.

No Senado, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) afirmou ter reunido assinaturas suficientes para a criação de uma CPI. Já na Câmara, há pedidos tanto para uma comissão específica quanto para a instalação de uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), que reúna deputados e senadores.

Segundo Rollemberg, a investigação é uma demanda da sociedade.

“Essa é uma exigência da população brasileira, que quer transparência e quer jogar luzes sobre o que o próprio ministro da Fazenda definiu como a maior fraude bancária da história do Brasil”, afirmou.

O deputado destacou ainda que o BRB (Banco de Brasília), controlado pelo governo do Distrito Federal, teria comprado títulos inexistentes do Banco Master, o que pode gerar prejuízo bilionário aos cofres públicos.

Rollemberg defendeu uma apuração “serena, equilibrada, mais profunda, rigorosa”, com o objetivo de identificar responsáveis e reduzir os danos causados ao BRB.

Já Domingos Sávio afirmou que a alternativa mais viável é a instalação de uma CPMI. Segundo ele, a Câmara enfrenta uma fila extensa de pedidos de CPI, o que dificultaria o avanço de uma comissão exclusiva.

“[…] nós sabemos que para avançar o ideal é que nós possamos aprovar e já temos as assinaturas suficientes para aprovarmos uma CPMI. Uma vez lida em sessão do Congresso, ela é automaticamente instalada”, explicou.

O parlamentar também criticou a atuação de instituições e apontou possíveis interferências políticas no caso.

“Estamos diante do maior escândalo do sistema financeiro brasileiro, que envolve figuras importantes da República e afeta milhares de pessoas”, declarou.

Ao final do debate, Rollemberg afirmou que, seja por CPI ou CPMI, a investigação precisa ocorrer. “O fundamental é esclarecer os fatos em benefício da população brasileira”, concluiu.

Otan diz que negociações com Trump focarão em afastar Rússia e China

O secretário da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Mark Rutte, afirmou nesta quinta-feira (22) que ele e o presidente dos Estados Unidos,...

“Amarela”: conheça bolsista de curta que pode ser indicado ao Oscar

A estudante Melissa Uehara, de 16 anos, vive uma rotina dupla que divide o ambiente escolar na Granja Viana, zona oeste de São Paulo,...

Pequim diz que acusação de ameaça da China contra a Groenlândia é infundada

Pequim afirmou nesta quinta-feira (22) que a ideia de que a China representa uma ameaça à Groenlândia é “completamente infundada”, em resposta a relatos...