Opositor de Maduro pede aos militares que o levem ao poder

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o político da oposição venezuelana Edmundo González pediu que as forças armadas do país o levassem ao poder após o ataque dos EUA a Caracas e a captura do presidente Nicolás Maduro.

González, que muitos observadores consideram o verdadeiro vencedor das eleições presidenciais de 2024 na Venezuela, se referiu a si mesmo como “presidente” do país.

“Como presidente dos venezuelanos, faço um apelo calmo e claro às forças armadas nacionais e às forças de segurança do estado”, disse González no vídeo de domingo (4), antes de se referir à data da eleição. “O seu dever é sustentar e cumprir o mandato soberano expresso em 28 de julho de 2024.”

“Como comandante-em-chefe, lembro-lhes que a sua lealdade é para com a Constituição, o povo e a república”, disse González. “Este é um momento histórico. O assumimos com calma, clareza e compromisso democrático.”

A declaração do político vem um dia após o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmar que não acreditava que a oposição venezuelana, especificamente sua líder María Corina Machado, tivesse o “respeito” ou “apoio” necessários para liderar o país. Em vez disso, Trump reconheceu provisoriamente Delcy Rodríguez como líder interina da Venezuela, enquanto afirmava que os Estados Unidos “governariam” a nação latino-americana.

González também pediu à governo venezuelano que liberasse todos os prisioneiros políticos.

“A verdadeira normalização do país só será possível quando todos os venezuelanos que estão privados de liberdade por motivos políticos – verdadeiros reféns de um sistema de perseguição – forem libertados, e quando a vontade da maioria expressa pelo povo venezuelano em 28 de julho for respeitada de forma inequívoca”, disse González.

Entenda provas por trás da acusação dos EUA de narcotráfico contra Maduro

Volkswagen T-Cross é o SUV mais vendido de 2025; confira o top 20

O ano de 2025 encerrou com alta nos emplacamentos de carros zero quilômetro. Ao longo do ano foram mais de 2,5 milhões de veículos...

Copinha 2026: horários e onde assistir aos jogos desta quinta-feira (8)

A Copa São Paulo de Futebol Júnior segue nesta quinta-feira (8) com jogos pela fase de grupos. A edição de 2026 é a 56ª da...

Relembre imagens que marcaram o 8 de janeiro de 2023

As invasões às sedes dos Três Poderes em Brasília completam três anos nesta quinta-feira (8). Naquele domingo, manifestantes insatisfeitos com o resultado da eleição...