
Ao menos cinco multimilionários deram sinais de que apoiarão o prefeito de Rio Branco, Sebastião Bocalom, na corrida pelo governo do Acre em 2026. O anúncio da pré-candidatura foi feito pelo prefeito, há pouco, sem a presença do povo ou representantes da sociedade civil, mas com forte aparição de empresários ligados ao setor imobiliário, Comunicação, agronegócio, pecuária e outros segmentos em alta.
Entendedores acreditam que Bocalom, ao afirmar ser “destemido”, aposta no poder econômico, já prevendo que o PL não despejará recursos em sua campanha. A direção nacional, com aquiescência do senador Flávio Bolsonaro (presidenciável) e Valdemar da Costa Neto (presidente nacional da legenda) anteciparam que não têm interesse na eleição de governador no Acre, e a aposta única da legenda é a reeleição do senador Márcio Bittar.
A certeza de que a injeção financeira na campanha de Bocalom será torrencial foi a indiferença do secretário da Casa Civil, Valtin José, que disse:
“não estamos preocupados com isso”, referindo-se ao apoio do PL.
A decisão de Bocalom pela disputa pelo governo, contrariando Bittar, seu maior apoiador, já sugere que ambos não estarão no mesmo palanque. Agora é cada um por si.
Sebastião Bocalom, avaliam alguns experientes da política acreana, porá nas ruas uma das campanhas mais caras da história para contrapor à também vultosa campanha do senador Alan Rick e à da representante do Governo do Estado, Mailza Assis (hoje vice-governadora e secretária de Assistência Social).
Os apoiadores de Bocalom:
Ricardo Ribeiro de Moura leite, proprietário da Velt Academia, sócio administrador da empresa Condominio Edificio Easy Vila Augusta (Tiberio-Ipe Projeto Residencial Guarulhos Spe Ltda.), sócio da empresa 3 R Participacoes Societarias Ltda (em Epitaciolândia) e da Imobiliária IPÊ, em Rio Branco, cujo nome fantasia é o mesmo do condomínio de mansões onde mora o prefeito da capital.
Marcello Moura – controlador da Holding Recol, pioneira na distribuição de Medicamentos e Produtos (Recol Distribuição e Comércio), atacadista de produtos de higiene, limpeza e medicamentos, Recol Motors (concessionária Ford) e Recol Veículos (Volkswagen), representante da Yamaha no Acre, ambiente/Resíduos (Recol Ambiental), Comunicação (TV Gazeta, afiliada da Rede Record no Acre), além de uma poderosa e rentável rede de farmácias e outros segmentos de mídia e varejo.
Oswaldo Dias, presidente do Grupo Star Motor, representante da Honda no Acre e empreendedor do agronegócio.
Jorge Moura – produtor rural, conhecido como o “Rei da Soja” e figura central nos eventos de abertura de safra de soja no Acre, representando a força do agronegócio na região.
Assuero Veronez – pecuarista multimilionário, presidente da Federação da Agricultura no Acre

