Polícia Federal faz buscas e apreensões na casa do deputado Eduardo Velloso e do ex-prefeito de Sena

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (29), uma operação para apurar um esquema de desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares no Acre. A ação conta com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os alvos estão o deputado federal Eduardo Velloso (União Brasil-AC), o ex-prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, e o advogado Giordano Simplício Jordão. A investigação também cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao parlamentar em Rio Branco e no apartamento funcional dele, em Brasília.

De acordo com a Polícia Federal, o caso envolve irregularidades na contratação de uma empresa responsável por shows musicais financiados pela Secretaria Municipal de Cultura de Sena Madureira, durante um evento realizado em setembro de 2024. Os recursos teriam sido destinados por meio das chamadas “emendas Pix”, mecanismo que permite repasses diretos da União a estados e municípios sem a necessidade de convênios ou prestação de contas prévia.

Segundo os investigadores, há suspeitas de desvio de aproximadamente R$ 912 mil em recursos públicos. A PF informou que as apurações apontam indícios de irregularidades no processo de contratação da empresa responsável pelas apresentações artísticas, levantando suspeitas de fraude no uso das verbas federais.

A operação busca reunir provas para esclarecer o possível envolvimento dos investigados em crimes como organização criminosa, fraude em licitação, corrupção, lavagem de dinheiro e outros delitos acessórios. Ao todo, estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão.

A Polícia Federal não divulgou, até o momento, se houve prisões ou apreensões de valores e documentos, e afirmou que a investigação segue em andamento. Os citados ainda não se manifestaram sobre as acusações.

Ac24horas

Idoso monitorando por tornozeleira é executado a mando do Tribunal do Crime, em Rio Branco

O detento monitorado por tornozeleira eletrônica Edilson Oliveira Carvalho de 62 anos, foi assassinado na noite desta quarta-feira, 28. "Vei Puma", como era mais...

PF na porta: Veja os shows contratados para Exposena com emendas PIX de Eduardo Velloso

Quatro shows nacionais foram financiados com recursos de emenda PIX, destinadas pelo deputado federal Eduardo Velloso, para abrilhantar a Exposena, em setembro de 2024,...

Embargos no TRT: sentença que anulou eleições no Sinteac deve ser mantida; Oposição pede respeito ao estatuto da entidade

A situação envolvendo a anulação das eleições do SINTEAC (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre) é um dos assuntos mais comentados...