A cidade do Rio de Janeiro entrou, às 11h30 da manhã deste sábado (10), no protocolo de calor nível 3. A prefeitura alertou que este é o terceiro de cinco estágios que indicam calor com duração ou aumento por, pelo menos, três dias seguidos.
Na sexta-feira (9), a cidade havia entrado em Calor 2, com a máxima prevista para 37°C. De acordo com o Sistema Alerta Rio, a previsão aponta um aumento gradual do calor neste final de semana, com previsão dos termômetros chegarem a 40°C no domingo (11).
O aumento do calor no Rio de Janeiro, após uma semana de temperaturas amenas, é devido a um sistema de alta pressão que dificulta a formação de nuvens de chuva e favorece dias de céu aberto e calor intenso.
Criado pela prefeitura da capital fluminense, o Protocolo de Calor é um conjunto de medidas que visa reduzir os impactos das altas temperaturas para a população. Entre as principais recomendações está o aumento da ingestão de água ou sucos naturais, utilização de roupas leves e evitar exposição direta ao sol, especialmente entre 10h e 16h.
Veja recomendações:
- Aumentar a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
- Consumir alimentos leves como frutas e saladas;
- Utilizar roupas leves e frescas;
- Evitar bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
- Evitar a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
- Informar-se sobre os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações Rio e da Secretaria Municipal de Saúde;
- Exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Usar protetor solar;
- Proteger crianças com chapéu de abas;
- Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados em decorrência do estresse térmico, procurar uma unidade municipal de saúde.

