A Rússia confirmou que uma reunião entre autoridades ucranianas, americanas e russas acontecerá nos Emirados Árabes Unidos nesta sexta-feira (23).
O assessor de política externa do Kremlin, Yury Ushakov, disse a repórteres que a reunião ocorrerá em Abu Dhabi.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, havia anunciado anteriormente, na quinta-feira (22), no Fórum Econômico Mundial em Davos, que uma reunião de dois dias aconteceria, em um sinal de que as negociações para encerrar a guerra da Rússia na Ucrânia poderiam estar progredindo.
A equipe de negociação russa em Abu Dhabi será liderada pelo chefe da (GRU) Diretoria Principal de Inteligência, Almirante Igor Olegovich Kostyukov, de acordo com Ushakov.
“Posso acrescentar que nossa delegação acaba de receber instruções específicas do presidente russo, levando em consideração todos os detalhes da conversa de hoje com os americanos”, disse Ushakov, referindo-se a uma reunião recentemente concluída em Moscou entre Vladimir Putin e os enviados especiais de Trump, Steve Witkoff e Jared Kushner.
Além da reunião trilateral, o enviado especial do Kremlin, Kirill Dmitriev, e o enviado dos EUA, Witkoff, liderarão uma reunião separada entre EUA e Rússia, acrescentou Ushakov.

