Pelo menos três motocicletas pertencentes a moradores da vila Boca do Caeté, a dois quilômetros do perímetro urbano da cidade de Sena Madureira, amanheceram esta quinta feira (29) debaixo de água. Os proprietários costumam deixar as motos do lado de cá da ponte para facilitar a vinda à cidade no dia seguinte.
O que eles não imaginavam era que o Rio Caeté iria encher rapidamente durante à noite, e que as águas inundaria a estrada atingido o local debaixo das árvores onde estavam as motocicletas.
O vídeo feito por um barqueiro enviado pela prefeitura nas primeiras horas de hoje para ficar dando travessia à comunidade, mostra quilômetros de estrada debaixo d”água.
Até o momento da publicação dessa reportagem, a defesa civil municipal ainda não havia divulgado a quantidade de chuva exata registrada na região de Sena Madureira nas últimas 24 horas.
Relatos de produtores rurais publicados em redes sociais davam conta que há mais de dois dias a região vem sendo castigada por fortes chuvas.
Muitos igarapés afluentes do Rio Caeté desembocam no rio Yaco, que banha a cidade de Sena Madureira e corre para o Purus, estão transbordando.
Situação idêntica do Igarapé Xiburema, no projeto de assentamento rural Boa Esperança, há 16 quilômetros da cidade, onde o rebanho bovino teve que atravessar a nado, nas primeiras horas desta quinta feira, e ser levado pelos peões de uma fazenda para terra firme nos fundos da propriedade.
A previsão é de mais chuva na região nas próximas horas, segundo o serviço de meteorologia da Universidade Federal do Acre.

