A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, presenteou o presidente dos EUA, Donald Trump, com sua medalha do Prêmio Nobel da Paz nesta quinta-feira (15), durante uma reunião na Casa Branca, numa tentativa de influenciar seus esforços para moldar o futuro político de seu país.
Um funcionário da Casa Branca confirmou que Trump pretende ficar com a medalha.
Em uma publicação nas redes sociais na noite de quinta-feira, Trump escreveu: “María me presenteou com seu Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho que tenho feito. Um gesto maravilhoso de respeito mútuo. Obrigado, María!”
María Corina, que descreveu a reunião como “excelente”, disse que o presente foi um reconhecimento do que ela chamou de compromisso dele com a liberdade do povo venezuelano.
A Casa Branca publicou posteriormente uma foto de Trump e Machado, com o presidente segurando uma grande moldura dourada exibindo a medalha.
President Donald J. Trump meets with María Corina Machado of Venezuela in the Oval Office, during which she presented the President with her Nobel Peace Prize in recognition and honor.
pic.twitter.com/v7pYHjVNVO — The White House (@WhiteHouse) January 16, 2026
O texto que acompanhava a foto dizia: “Ao Presidente Donald J. Trump, em gratidão por sua extraordinária liderança na promoção da paz através da força”, e classificou o gesto como um “Símbolo Pessoal de Gratidão em nome do Povo Venezuelano”.
A tentativa de Machado de influenciar Trump ocorreu depois que ele rejeitou a ideia de nomeá-la como líder da Venezuela para substituir o deposto Nicolás Maduro.
Trump fez campanha abertamente pelo prêmio antes de María Corina ser recebê-lo no mês passado e reclamou amargamente quando foi esnobado.
Embora Machado tenha dado a Trump a medalha de ouro que recebeu com o prêmio, a honraria permanece sendo dela; o Instituto Nobel da Noruega afirmou que o prêmio não pode ser transferido, compartilhado ou revogado.

