O presidente Donald Trump sugeriu na terça-feira (20) que poderia usar instrumentos além de tarifas para adquirir a Groenlândia, em um aviso velado enquanto a Suprema Corte avalia a legalidade de suas ações no comércio global.
“Vocês vão descobrir”, respondeu Trump quando um repórter perguntou até onde ele estaria disposto a ir para garantir o controle da ilha ártica.
Questionado se uma decisão da Suprema Corte contra suas tarifas inviabilizaria sua estratégia, o presidente disse: “Vamos ter que usar outra coisa”, acrescentando que iria “dar uma olhada na palavra licenças, dar uma olhada em outras coisas”.
Ele observou que as tarifas continuam sendo sua abordagem preferida.
“Mas o que estamos fazendo agora é o melhor, o mais forte, o mais rápido, o mais fácil, o menos complicado”, afirmou.
O presidente aumentou significativamente a pressão sobre aliados europeus em relação à Groenlândia, ameaçando impor novas tarifas abrangentes caso não seja fechado um acordo que resulte no controle do território pelos Estados Unidos. Ele também enviou uma carta ao primeiro-ministro da Noruega vinculando o fato de não ter recebido o Prêmio Nobel da Paz aos seus esforços para adquirir a Groenlândia.
