Um terço das empresas usam crédito de longo prazo para sobreviver, diz CNI

Quase um terço das empresas industriais recorreram a linhas de crédito de longo prazo para honrar despesas correntes, de curto prazo, como folha de pagamento e impostos.

De acordo com dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgados nesta sexta-feira (23), o capital de giro foi a principal finalidade dos financiamentos de longo prazo das empresas industriais entre fevereiro e julho de 2025, com 31% das empresas optando por gastos imediatos em detrimento de investimentos.

O aporte em máquinas e equipamentos é a segunda finalidade mais apontada na busca por crédito de longo prazo, com 30% dos respondentes, seguido do investimento em instalações, com 10%.

A analista de Políticas e Indústria da CNI, Maria Virgínia Colusso, afirma que esse movimento mostra como o crédito de curto prazo está muito caro e que as demais condições, como a exigência de garantias, estão muito desfavoráveis.

“Por isso, as empresas acabam buscando usar o crédito de longo prazo para atender as necessidades do dia a dia.”

Além disso, 16% dos empresários desistiram de contratar ou renovar crédito após o aumento da tributação do IOF, enquanto outros 16% reduziram o valor solicitado.

Por sua vez, 33% das empresas industriais manteve a decisão de contratar ou renovar crédito mesmo depois da alta do imposto.

Segundo o levantamento, quando questionados sobre as melhores alternativas para lidar com o problema de crédito de curto ou médio prazo, a alternativa mais apontada pelas empresas é a redução de custos tributários e administrativos, com 49% das menções.

Para o crédito de longo prazo, esse percentual é de 39%. A ampliação de linhas públicas de crédito foi mencionada por 32% das empresas, o percentual cai para 31% quando o assunto são as operações de longo prazo.

Indústria de biocombustíveis propõe quadruplicar produção até 2035

Serna marca duas vezes e Fluminense derrota o Nova Iguaçu pelo Carioca

Pela 3ª rodada do Cariocão, o Tricolor das Laranjeiras venceu o Laranjão no Estádio Luso-Brasileiro nesta quinta (22/1) Fonte: Metrópoles

São Paulo goleia Ibrachina e se classifica para a final da Copinha

Em jogo válido pela semifinal da Copinha, realizado na noite desta quinta (22/1), no Morumbis, o São Paulo venceu o Ibrachina por 4 x...

Técnicos de América e Atlético discutem durante o clássico mineiro

Coelho e Galo se enfrentaram na noite dessa quarta-feira (22/1). Dentro das quatro linhas, o jogo terminou empatado em 1 x 1 Fonte: Metrópoles