Ícone do site O SERINGAL

Veja números do 1º ano de Bortoleto em comparação a calouros do Brasil

veja-numeros-do-1o-ano-de-bortoleto-em-comparacao-a-calouros-do-brasil

Veja números do 1º ano de Bortoleto em comparação a calouros do Brasil

A temporada de 2025 da Fórmula 1, ano de estreia do brasileiro Gabriel Bortoleto, pode não chamar atenção se limitar o olhar apenas à classificação final. Os números do campeonato, no entanto, mostram um cenário diferente quando comparada às temporadas iniciais de outros pilotos brasileiros na categoria.

Pela Sauber, equipe que ao longo da temporada contou com um dos carros menos competitivos do grid, Bortoleto disputou 24 etapas e concluiu 19 corridas. Em 11 delas, terminou à frente do companheiro de equipe, o experiente Nico Hülkenberg. Ao fim do campeonato, somou 19 pontos e encerrou o ano na 19ª colocação.

4 imagensFechar modal.1 de 4

Bortoleto finalizou o treino na 16ª colocação

Mark Sutton – Formula 1/Formula 1 via Getty Images2 de 4

Senna venceu o GP Brasil de 1991 com apenas uma marcha utilizando o modelo

Paul-Henri Cahier/Getty Images3 de 4

Felipe Massa, ex-piloto da Ferrari na Fórmula 1.

Paul Gilham/Getty Images4 de 4

Reprodução/ Instagram @gabrielbortoleto_

Em comparações históricas, Rubens Barrichello concluiu oito provas em 1993 e terminou sete à frente do companheiro, fechando o ano em 18º com dois pontos. Felipe Massa, em 2002, também completou oito corridas, somou quatro pontos e terminou o campeonato em 13º.

Outros brasileiros tiveram estreias com números mais modestos. Ayrton Senna finalizou seis provas em 1984 e terminou o campeonato em nono, com 13 pontos. Nelson Piquet, em 1978, concluiu duas corridas e não pontuou. Carlos Pace, em 1972, completou cinco provas e marcou três pontos, enquanto Emerson Fittipaldi concluiu quatro corridas em 1970 e somou 12 pontos, encerrando o campeonato em décimo.

Leia também

Dados das temporadas de estreia dos pilotos brasileiros na F1:

 


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile