Análise: Projeção do agro em 2026 acende alerta de como será a produção

A agropecuária brasileira deve apresentar uma desaceleração significativa em 2026, com crescimento projetado de apenas 0,5% no PIB do setor, conforme aponta o Balanço Macrofiscal divulgado pelo Ministério da Fazenda. Análise é de Isadora Camargo no Agora CNN.

“Continua positivo, 0,5%, mas é uma projeção que acende um alerta de como vai ser a produção agropecuária brasileira“, destacou a âncora do CNN Agro News.

Entre os fatores que justificam essa desaceleração está a compensação na produção de diferentes commodities. Por um lado, a safra de soja de 2026 deve bater novo recorde, superando a produção do ano anterior, com perspectiva de clima mais favorável para essa cultura. Por outro lado, não há garantia de que outros alimentos como milho, arroz e trigo terão desempenho igualmente positivo.

Impactos na economia e no consumidor

A desaceleração do setor agropecuário tem impacto direto na inflação de alimentos e pode levar a uma reavaliação das projeções econômicas pelo Ministério da Fazenda ao longo do ano. Mesmo assim, Isadora Camargo ressalta que “o agronegócio tem uma força maior se comparado à indústria e aos serviços, que teve um desempenho mais moderado no ano passado e também deve ter um desempenho moderado este ano”.

Na pecuária, outro fator que contribui para a desaceleração é o ciclo de abate previsto para 2026. “Tem uma retenção de fêmeas, ou seja, vacas e novilhas para reprodução no ano de 2026, o que vai fazer com que o PIB desacelere”, explicou a âncora. Com menos animais disponíveis para abate, haverá menos carne no mercado, o que pode resultar em preços mais elevados para o consumidor final.

É importante destacar que a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) apresenta uma visão mais otimista que o Ministério da Fazenda, projetando um crescimento de 1% para o PIB do agro em 2026. Eventos climáticos extremos também podem alterar significativamente essas projeções, exigindo revisões ao longo do período.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Cowboy engasta no BBB e recebe atendimento

Cowboy do BBB 26 engastou durante o programa na noite deste sábado (7) enquanto participantes aguardavam a final da Prova do Anjo. Os brothers se...

Blocos de Carnaval: Polícia prende 16 suspeitos em operações na capital

Durante duas operações em blocos de Carnaval na cidade de São Paulo, a Polícia Civil prendeu 16 suspeitos. As ações foram realizadas em duas...

Pancreatite: Brasil tem 6 mortes suspeitas ligadas a canetas emagrecedoras

O Brasil registrou seis mortes suspeitas e 145 casos suspeitos de pancreatite ligados ao uso de “canetas emagrecedoras” no período entre 2020 e 2025....