António José Seguro vota em segundo turno das eleições de Portugal

O candidato de esquerda António José Seguro votou no domingo (8) no segundo turno das eleições presidenciais de Portugal. Pesquisas de opinião apontam para a sua vitória.

Após semanas de tempestades, chuvas intensas e ventos fortes levaram três câmaras municipais no sul e centro de Portugal a adiar as votações por uma semana devido às inundações. O adiamento afeta cerca de 37 mil eleitores registados, ou 0,3% do eleitorado.

“Espero que estas melhores condições meteorológicas permitam que as pessoas saiam para votar”, disse Seguro à Reuters numa secção eleitoral em Caldas da Rainha.

Os resultados parciais oficiais serão divulgados no domingo à noite, a partir das 20h no horário local.

Pesquisas recentes apontam que Seguro obteve mais de 50% dos votos – aproximadamente o dobro da porcentagem esperada para seu rival de direita, André Ventura. Seguro garantiu o apoio de diversos conservadores proeminentes após o primeiro turno.

A presidência portuguesa é em grande parte cerimonial, mas confere alguns poderes importantes, incluindo a capacidade de dissolver o parlamento em determinadas circunstâncias. Ventura afirmou que seria um presidente mais “intervencionista” e pretende expandir a autoridade do cargo.

Trapalhada: Bocalom ignora alerta da CGU sobre segurança de Elevado e incapacidade técnica da Albuquerque Engenharia

Um cenário clássico de tensão entre a eficiência administrativa (entrega da obra) e a legalidade estrita (conformidade com as normas de licitação) foi revelado...

Corinthians e Palmeiras revivem 2025 e fazem primeiro Dérbi da temporada

Corinthians e Palmeiras protagonizam o primeiro “Dérbi” da temporada neste domingo (8), na Neo Química Arena, às 20h30, pela sétima rodada do Campeonato Paulista. Ambos...

Sonda da China faz descoberta intrigante no lado oculto da Lua

Uma equipe de pesquisa chinesa fez uma descoberta intrigante no lado oculto da Lua. Por meio de análises de amostras do solo do satélite natural...