Aqua Capital transfere controle operacional da Agrogalaxy à Tauá Partners

O Aqua Capital deixou o controle operacional distribuidora de insumos agrícolas AgroGalaxy após firmar acordo para transferir a gestão da rede de revendas à Tauá Partners, gestora especializada em ativos estressados. A mudança ocorre em meio à saída de executivos, entre eles Sebastián Popik, e marca uma nova fase na tentativa de reestruturação da companhia.

Embora o Aqua permaneça inicialmente como acionista, a Tauá assume a condução da reestruturação e eventuais ganhos de uma recuperação do negócio. A chegada de Marcos de Carvalho Ramos à diretoria administrativa reforça o novo comando, já que o executivo é ligado à gestora especializada em ativos estressados.

No mercado, o movimento é visto como uma estratégia do Aqua para se afastar de ativos considerados problemáticos, deixando a gestão nas mãos de profissionais focados em reestruturação.

 

Em dezembro de 2025, o fundo adotou modelo semelhante ao transferir o controle da Vet BR, varejista de insumos veterinários, para a Tauá.

A gestora tem ampliado a atuação em empresas em dificuldades financeiras. A Tauá também ganhou visibilidade ao liderar o investimento na SAF da Portuguesa em parceria com a XP e a Reeve, empresa ligada à Reag.

Com a renúncia de Sebastián Marcos Popik ao cargo de presidente do colegiado e à posição de membro do Comitê de Pessoas, foi eleito Ruy Flaks Schneider como presidente do Conselho de Administração, com efeitos imediatos. A partir de 5 de fevereiro, o Conselho será formado por Ruy Flaks Schneider, como presidente, e por Luiz Carlos Passetti e Luiz Arthur Cury e Silva, como membros independentes.

Em comunicado, a AgroGalaxy informou que as alterações na administração visam adequar a estrutura de gestão ao atual momento do negócio. A companhia também registrou agradecimento aos executivos que deixaram seus cargos.

A CNN Brasil procurou a Aqua Capital e a Tauá Partners para comentar o assunto, mas não recebeu retorno até a publicação desta matéria.

Fusões e aquisições no agro cresceram 15% em 2025

Índia assinará acordo comercial com EUA em março, diz ministro

Índia e Estados Unidos esperam assinar um acordo comercial formal ⁠em março, após o qual Nova Délhi ‍reduzirá as tarifas sobre os produtos...

Fundador da Reag comprou ações do BRB usando fundo do Master

O fundador da Reag, João Carlos Mansur, comprou ações do BRB (Banco de Brasília) a partir do fundo de investimentos Celeno, administrado pelo Banco...

CPMI deve votar quebra de sigilo do Master e ouvir Waller; assista ao vivo

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) se reúne na manhã desta quinta-feira (5) para votar a quebra...