Ataque dos EUA a embarcação no Pacífico deixa dois mortos

As Forças Armadas dos EUA afirmaram ter matado duas pessoas em um ataque a uma embarcação suspeita de tráfico de drogas no Pacífico Leste, nesta quinta-feira (5).

“Informações de inteligência confirmaram que a embarcação estava navegando por rotas conhecidas de narcotráfico no Pacífico Leste e envolvida em operações de narcotráfico”, afirmou o Exército dos EUA em um comunicado, acrescentando que nenhum militar americano ficou ferido.

Em seu relatório anual, a Human Rights Watch criticou, na quarta-feira (4), a crescente campanha de ataques a embarcações suspeitas de tráfico de drogas.

A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos já havia condenado as ações dos EUA, classificando os ataques em alto-mar contra supostos traficantes de drogas como “inaceitáveis” e uma violação do direito internacional dos direitos humanos.

O governo Trump classificou os ataques, realizados sob a direção do Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, como uma guerra contra os cartéis de drogas, alegando que se tratavam de grupos armados.

Afirmou também que seus ataques estão em conformidade com as normas internacionais conhecidas como direito da guerra ou direito dos conflitos armados.

Bolsas da Ásia fecham mistas com alta em Tóquio antes de eleição

As bolsas da Ásia tiveram um desempenho misto nesta sexta-feira. O mercado de Tóquio subiu antes das eleições gerais no Japão que devem solidificar...

Carnaval 2026: confira dicas de segurança no celular para evitar golpes

O Carnaval está chegando e os foliões se preparam para curtir os blocos que agitarão as capitais, nos próximos dias. Uma das medidas é...

EUA defendem tratado nuclear com múltiplas potências após acordo com Rússia

Os Estados Unidos defenderam nesta sexta-feira (6) um novo acordo de controle de armas, após o tratado que impôs limites aos programas nucleares estratégicos...