As ações asiáticas consolidaram discretamente ganhos expressivos recentes nesta segunda-feira (16), com o feriado do Ano Novo Lunar resultando em baixo volume de negociações, enquanto dados econômicos desanimadores do Japão arrefeceram o ímpeto pelo mercado em expansão.
China, Coreia do Sul e Taiwan estavam entre os mercados que permaneceram fechados, deixando moedas e títulos estagnados, mas metais preciosos sob nova pressão.
O Japão registrou um crescimento econômico modesto de 0,2% em termos anualizados no trimestre de dezembro, bem abaixo da previsão de 1,6%, devido ao impacto negativo dos gastos governamentais sobre a atividade econômica.
Os números decepcionantes sublinham a difícil tarefa que a primeira-ministra Sanae Takaichi tem pela frente e devem apoiar sua iniciativa de implementar um estímulo fiscal mais agressivo.
O índice Nikkei do Japão subia 0,2%, após ter registrado alta de 5% na semana passada. O índice MSCI de ações da Ásia-Pacífico, excluindo o Japão, avançava 0,4%.
O mercado sul-coreano, com forte presença de empresas de tecnologia, teve uma alta de 8,2% na semana passada, enquanto o mercado taiwanês subiu quase 6% no mesmo período.
“O nosso receio na Ásia é que, se as gigantescas empresas de tecnologia anunciarem uma pausa nos investimentos, isso possa levar a uma correção acentuada nas ações do setor de memória, que tiveram uma valorização expressiva em mercados como o da Coreia do Sul este ano”, afirmou Nick Ferres, diretor de investimentos da Vantage Point.
“Embora a rotação provavelmente favoreça os mercados emergentes, estamos nos tornando cada vez mais cautelosos em relação às ações do setor de memória na Coreia e em Taiwan, após seu desempenho excepcional e reavaliação.”

