Bolsas da Ásia fecham mistas com alta em Tóquio antes de eleição

As bolsas da Ásia tiveram um desempenho misto nesta sexta-feira. O mercado de Tóquio subiu antes das eleições gerais no Japão que devem solidificar o poder da primeira-ministra Sanae Takaichi.

Na direção oposta, Seul e Hong Kong computaram perdas acentuadas diante das vendas de ações de tecnologia com previsão de despesas de capitais de gigantes como Amazon e Alphabet para fazer frente à corrida por infraestrutura para inteligência artificial.

Em Tóquio, o índice Nikkei fechou em alta de 0,8%, aos 54.253,68 pontos. O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou apoio à premiê do Japão e sua coalizão antes das eleições legislativas de domingo.

As ações da Ajinomoto saltaram 13% após a empresa de alimentos e condimentos reportar um aumento de 16% no lucro operacional do terceiro trimestre fiscal ante o mesmo período do ano anterior.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng perdeu 1,2%, aos 26.559,95 pontos. A Knowledge Atlas Techno, desenvolvedora de sistemas de grande porte para uso geral, caiu 6%.

Operações de momentum, que tiveram um desempenho muito bom nos últimos trimestres, estão sendo desfeitas, disse Eugene Leow, do DBS Group Research. “Isso inclui posições compradas em tecnologia, posições compradas em metais preciosos e posições vendidas em dólar”, afirmou o estrategista sênior de taxas de juros.

Em Seul, o Kospi caiu 1,4%, a 5.089,14 pontos. A Samsung Electronics e a SK Hynix perderam ambas 0,4%. A CJ Cheiljedang recuou 1% após a companhia de alimentos anunciar corte nos preços de farinha e açúcar, citando que a estratégia visa aliviar as pressões inflacionárias.

Referenciais do mercado continental da China, o índice chinês Xangai Composto fechou em baixa de 0,25%, aos 4.065,58 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto ficou estável, aos 2.649,57 pontos.

O Taiex, de Taiwan, recuou 0,1%, aos 31.782,92 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana caiu e o índice S&P/ASX despencou 2%, para 8.708,80 pontos. A REA Group, empresa de publicidade digital especializada em imóveis, perdeu 7,8%, após resultados. A BHP cedeu 3%.

73% das exportações do Brasil para UE estão concentradas em 5 destinos

Olimpíadas de Inverno: patinador consegue permissão para usar música dos Minions

Guarino Sabaté conseguiu, às vésperas das Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina 2026, a autorização especial para competir com a música Fonte: Metrópoles

Olimpíadas de Inverno: saiba onde assistir à cerimônia de abertura

Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno de 2026 acontecerá no Estádio San Siro, às 16h (de Brasília) Fonte: Metrópoles

Gui Santos decide para os Warriors em melhor jogo da carreira

Gui Santos marcou 18 pontos (três bolas de três), além de distribuir sete assistências e pegar quatro rebotes Fonte: Metrópoles